Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Daimler investirá 500 milhões de euros em fábrica de baterias para carros elétricos e híbridos na Alemanha

Publicado em 24/05/2017

Projeto conta com geração interna de energia solar e produção nos padrões da Indústria 4.0

Fonte: Fenabrave

A Daimler anuncio, em 23 de maio, investimento de € 500 milhões em uma fábrica de baterias, em Kamenz, na Alemanha. O empreendimento faz parte da estratégia traçada para viabilizar os modelos elétricos e híbridos, como o Concept EQ, no portfólio até 2022.

Será a segunda fábrica da empresa designada para produção de células de energia elétrica. A nova unidade, que ficará sob o controle da subsidiária Accumotive, será construída em área de 20 hectares e começa a operar em 2018. Segundo a Daimler, serão contratadas 500 pessoas, totalizando mil funcionários no quadro de colaboradores da fábrica. O projeto, que foi apresentado à chanceler alemã Angela Merkel, conta com geração interna de energia solar e produção nos padrões da Indústria 4.0.

Para Markus Schäfer, diretor da divisão de carros da Mercedes-Benz, outra subsidiária da Daimler, a produção local se dá em um momento em que a indústria busca formas de viabilizar a eletrificação no setor automotivo de maneira massificada: “A produção local de baterias é um importante fator de sucesso em nossa ofensiva elétrica e um elemento crucial para atender de forma flexível e eficiente a demanda global de veículos elétricos.”

O Concept EQ é o primeiro de uma frota de mais de dez novos veículos elétricos que a Mercedes-Benz quer inserir até 2022, um movimento que vai demandar € 10 bilhões em investimentos nos próximos anos. Os novos veículos eléctricos, que podem ter configuração hatch e SUV.

A divisão de veículos comerciais da Daimler é a que vem impulsionando a eletrificação dentro da companhia já há algum tempo. Depois do lançamento da linha elétrica E-Cell para o furgão Vito, em 2011, todos comerciais leves da Mercedes-Benz passaram a sair de fábrica com baterias elétricas. A divisão de caminhões lançará uma pequena série do eCanter Fuso ainda este ano, a terceira geração do primeiro caminhão leve puramente eletricamente do mundo.

A Mercedes-Benz está testando seu modelo de caminhão pesado eTruck Urbano. A unidade de ônibus, por sua vez, lançará em 2018 o modelo urbano 100% elétrico.

REVENDA – Outro anúncio feito pela Daimler nesta terça-feira foi a compra de 15% da Lei Shing Hong, um dos maiores revendedores dos automóveis da Mercedes-Benz no mundo. A operação foi concluída após a aprovação das autoridades antitruste. Localizada na China, a LSH, como também é chamada, opera com cerca de 200 centros de vendas e serviços com foco na Ásia e na Austrália. Desde 2015, o LSH tem expandido sua presença internacional e agora também está presente na Europa com instalações na Alemanha e na Inglaterra.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube