Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

FAPESP abre chamada a empresas para constituir Centro de Pesquisa em Manufatura Avançada

Publicado em 15/05/2017

As atividades de cada Centro serão financiadas, por um período de até 10 anos, com recursos da Fapesp e de empresas ou universidades parceiras

Fonte: Fapesp

A Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo anunciou, em 11 de maio, durante a Expomafe, abertura de edital para seleção de empresas ou consórcios de empresas que queiram se tornar parceiros da Fundação na criação de um Centro de Pesquisa em Engenharia em Manufatura Avançada. O novo Centro de Pesquisa irá atuar no desenvolvimento de tecnologias capazes de otimizar as plantas fabris, como também estender aplicações automatizadas e integradas para toda a cadeia de valor e ciclo de vida do produto.

O anúncio foi feito por Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, no espaço do Demonstrador de Manufatura Avançada da Expomafe. “Manufatura Avançada é de importância fundamental para a competitividade da indústria e de toda a sua cadeia produtiva”, disse Pacheco, destacando que, antes de tomar a decisão de criar o Centro, a Fapesp acompanhou de perto o que está acontecendo nessa área no mundo, mais especificamente com o programa alemão Indústria 4.0 e com o programa Advanced Manufacture, dos Estados Unidos, e manteve seguidos contatos com lideranças e associações industriais brasileiras.

“É uma decisão baseada em uma necessidade irreversível da indústria e do desenvolvimento brasileiro”, acrescentou, informando que a Finep e o BNDES também deverão apoiar a iniciativa, de acordo com seus programas e práticas.

Pelo prazo de 90 dias, a Fapesp receberá propostas de empresas ou consórcios de empresas interessados em celebrar acordo de cooperação científica e tecnológica para constituição do Centro, no âmbito do Programa Centros de Pesquisa em Engenharia. Os consórcios de empresas ou as empresas que vierem a ser selecionados firmarão acordo e, em seguida, será lançada chamada conjunta para seleção de propostas de instituições de ensino superior e de pesquisa que sediarão os Centros de Pesquisas em Engenharia em Manufatura Avançada.

As atividades de cada Centro serão financiadas, por um período de até 10 anos, com recursos da Fapesp, da empresa ou consórcio de empresas, e das universidades e institutos participantes. Em sua apresentação, Pacheco detalhou o edital e respondeu perguntas da plateia formada por cerca de 60 empresários. As empresas ou consórcios interessados podem contatar a Fapesp para esclarecer dúvidas e para agendar encontros, utilizando para isso o endereço de e-mail manufatura.avancada@fapesp.br. Ele acrescentou que os parques tecnológicos poderão ajudar na formação de consórcios, assim como o grupo de manufatura avançada da Abimaq que poderá, ainda, sediar reuniões de empresas interessadas.

Para João Alfredo Saraiva Delgado, diretor de Tecnologia da Abimaq, é de grande importância ter um Centro de Pesquisa que apoie as empresas e trabalhe com elas em pesquisa e desenvolvimento. "As empresas, principalmente as pequenas e médias, têm dificuldade em financiar pesquisa e desenvolvimento. Se o Centro puder articular empresas, startups e instituições de pesquisa, será possível ser competitivo e eficiente."

Delgado destacou que a manufatura avançada é um desafio no mundo. "Manufatura avançada é o estado da arte do processo de produção industrial. É tão novo que não se sabe, inclusive, como serão os novos modelos de negócios. O centro estará atuando na vanguarda da pesquisa", afirmou.

A Fapesp já apoia sete Centros de Pesquisa em Engenharia, em parceria com as empresas Peugeot-Citroën, BG/Shell, GlaxoSmithKline (GSK) e Natura, respectivamente, nas áreas de biocombustíveis, gás natural, química verde, moléculas para fármacos e bem-estar humano. Recentemente firmou parceria também com a Statoil e a BG/Shell para a instalação de dois Centros de Pesquisas, o primeiro na área de reservatórios de óleo e gás e o segundo, na de novas energias.

No anúncio de lançamento do edital, na Expomafe, Pacheco afirmou ser preciso transformar o investimento em ciência em inovação. E elencou o esforço da Fapesp nesse sentido, por meio de programas como o Pesquisa Inovativa em Pequena Empresa (PIPE) e o Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), além dos Centros de Pesquisa em Engenharia. Acesse o edital aqui.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube