Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Comitê Automotivo Bilateral Brasil-Argentina se reúne em Buenos Aires

Publicado em 21/03/2017

A delegação brasileira foi chefiada pelo secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Igor Calvet

Fonte: MDIC

Reuniram-se em Buenos Aires, nos dias 16 e 17 de março, os representantes do Comitê Automotivo Bilateral dos governos argentino e brasileiro. A delegação brasileira foi chefiada pelo secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Igor Calvet.

As partes dialogaram sobre a visão de futuro para a indústria automotiva de ambos os países e a integração produtiva regional de modo a promover o desenvolvimento de uma plataforma produtiva comum mediante ações coordenadas de ambos governos.

No âmbito do Comitê Automotivo também deliberou-se sobre a realização de avaliações, de forma coordenada, das possibilidades e impactos das negociações comerciais com terceiros mercados. Ainda, foram criados dois Grupos de Trabalho, com vistas a avançar no Plano de Ação previsto no Protocolo Adicional ao ACE 14. O primeiro Grupo tratará de temas relacionados a políticas setoriais e acesso ao mercado das partes, com destaque para a atualização da lista de produtos automotivos cobertos pelo Acordo e a discussão sobre regra de origem para marcas premium. O segundo grupo tratará de convergência regulatória no setor automotivo e visa avançar na harmonização de normas técnicas para segurança veicular e emissões.

Com o objetivo de acompanhar os avanços na integração produtiva entre os dois países, o secretário Igor Calvet visitou, no dia 16 de março, a fábrica da Metagal Indústria e Comércio Ltda. na Argentina, empresa de capital brasileiro que lidera o mercado de espelhos automotivos.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube