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Grupo Volkswagen e Tata Motors firmam acordo para produção de automóveis baratos

Publicado em 21/03/2017

Novos veículos serão destinados aos mercados emergentes e projeto será liderado pela Skoda

Fonte: Fenabrave

O Grupo Volkswagen e a indiana Tata Motors concretizaram o acordo de uma parceria estratégica de longo prazo para o desenvolvimento de veículos de baixo custo que serão destinados para países emergentes. As informações são do site venezuelano Flash de Motor. Esta aliança com a Tata prevê também parceria estratégica no mercado indiano, como já havia sido confirmado pelas duas empresas.

O principal motivo para este acordo foi o interesse da Volkswagen pela plataforma AMP da Tata, que tem baixo custo, mas oferece qualidade e flexibilidade para a produção de vários tipos de modelo, segundo informações da imprensa europeia.

A Skoda, marca da Volkswagen, vai liderar o projeto. E para expandir sua oferta de produtos para os mercados emergentes vem estudando algumas questões como a especificidades dos mercados e o desenvolvimento de competências locais.

Matthias Müller, CEO da Volkswagen, disse que o objetivo com esta parceria estratégica com a Tata é criar as bases no Grupo e nas empresas para oferecer soluções de mobilidade destinadas a clientes em mercados emergentes. "Com os produtos certos teremos crescimento sustentável e rentável em diversas partes do mundo."

Já Günter Butschek, diretor-geral e CEO da Tata Motors, disse que as duas empresas podem se beneficiar dos seus pontos fortes e criar sinergias para desenvolver soluções inovadoras para a Índia e outros mercados emergentes.

Ofensiva em elétricos

De acordo com a Volkswagen esta iniciativa representa um passo importante dentro do plano estratégico global da empresa que prevê até 2025 o lançamento de 30 novos automóveis elétricos e novas metas financeiras focadas no crescimento sustentável. Outra mudança será ampliar esforços em tecnologias como condução autônoma e inteligência artificial. O objetivo é lançar o primeiro carro até 2020. Em termos de mobilidade, a companhia já afirmou que irá desenvolver soluções de acordo com a necessidade do mercado, com foco em carros de passeio, ou seja, serviços de mobilidade sob demanda. Isso se traduz em serviços como robotaxis, car-sharing e transporte sob demanda.

O plano foi anunciado no ano passado quando a companhia ainda enfrentava o maior escândalo da sua história relacionado a uma fraude de emissões em veículos com motores a diesel, conhecida como Diesel Gate.

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