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Indústria 4.0 deve ser contemplada em nova política automotiva

Publicado em 07/03/2017

Continuidade do Inovar-Auto é debatida entre entidades e governo

Fonte: Automotive Business

A discussão sobre a política automotiva que dará continuidade ao Inovar-Auto avança no governo federal. Quem garante é a Anfavea, entidade dos fabricantes de veículos, que admite estar trabalhando para que o programa inclua algum incentivo para a evolução local da Indústria 4.0, ou Internet Industrial, conceito que abrange conectividade, automação, uso de dados e de internet das coisas (IoT) para aumentar a eficiência das fábricas.

“A tecnologia industrial avança globalmente e precisamos garantir que evolua também no Brasil, senão teremos fábricas e produção defasadas”, apontou Antonio Megale, presidente da entidade, em coletiva de imprensa em 07 de março, para apresentar os resultados do setor automotivo (leia aqui).

AEA, Associação de Engenharia Automotiva, concorda que garantir melhor inserção nacional no cenário da Indústria 4.0 é uma prioridade. A partir deste ano o assunto passou a integrar a agenda da entidade, que oferece consultoria técnica para que o governo desenvolva a legislação para o setor automotivo.

Além do estímulo à Indústria 4.0, desde o ano passado a Anfavea defende a necessidade de incluir no programa medidas de apoio à cadeia de autopeças, incentivo à engenharia, pesquisa e desenvolvimento, além de novas metas de eficiência energética. A ideia também é assegurar mais previsibilidade para que as empresas se adequem, com políticas que tenham efeito por pelo menos 10 anos.

O que já está em negociação para a nova Política Industrial

Com exceção das medidas para o avanço da Indústria 4.0 defendidas por Megale, as outras iniciativas previstas para a sequência do Inovar-Auto já são consenso entre entidades do setor. Desde o ano passado o Sindipeças defende a necessidade de desenhar ações de apoio às empresas da cadeia produtiva, que devem sair ainda mais enfraquecidas da crise no mercado de veículos. A organização que representa o setor de autopeças também apoia a definição de novas metas de eficiência energética que seriam essenciais para que os veículos nacionais garantam competitividade em outros mercados.

Margarete Gandini, diretora do Departamento de Indústrias de Transporte do Ministério da Indústria, Serviços e Comércio Exterior (MDIC), anunciou em setembro de 2016 que o governo está empenhado em “construir propostas a partir de resultados que já temos. Estamos avançando em eficiência energética e pesquisa e desenvolvimento; por isso os veículos que rodavam no País em 2012 já não são os mesmos de hoje. O abismo tecnológico não existe mais. Mas não avançamos o quanto gostaríamos no adensamento da cadeia produtiva”, apontou durante o Simea.

A AEA concorda que estes serão os pilares da política industrial, mas alerta que as medidas não poderão anunciadas como um só pacote, como aconteceu com o Inovar-Auto. “A ideia é definir alguns aspectos, como segurança e eficiência energética, e ir regulamentando aos poucos, como algo permanente”, declarou Edson Orikassa, presidente da entidade, em dezembro de 2016.

Dessa forma, o Brasil escapa ainda da imagem negativa que o Inovar-Auto passou a ter internacionalmente depois da condenação do programa pela OMC, Organização Mundial do Comércio. A entidade considera o regime automotivo brasileiro protecionista por impor 30 pontos adicionais no IPI dos carros e por conceder incentivos às companhias que fabricam localmente.

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