Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Sindipeças realiza jantar de encerramento do ano com associados e apresenta desempenho de Autopeças

Publicado em 06/12/2016

Encontro reuniu em Curitiba, associados, montadoras e Sistema Fiep

O Sindipeças-PR reuniu seus associados e instituições parceiras, em 17 de novembro, em Curitiba-PR, para um jantar de encerramento do ano e apresentação do desempenho do segmento.

Flávio del Soldato, conselheiro do Sindipeças, trouxe ao público indicadores sobre o desempenho de autopeças em 2016 e anos anteriores e projeções futuras. Estavam presentes no encontro, representantes de empresas como Volvo, Thyssenkrupp, DAF, Brose, Magius Faurecia, Gestamp, Renault, Hubner, Maringá Soldas, KYB Mando, Doga, Zanini e Sistema Fiep.

clique para ampliarJantar de encerramento - Sindipeças-PR (Foto: Sindipeças-PR)

Em tempos estagnação econômica e produtiva, sobretudo para o cadeia do Setor Automotivo, o indicador de capacidade ociosa no setor de Autopeças chamou a atenção pelo número de % 47,3 (dados de set/2016), apresentando ciclo de encolhimento desde 2011.

Quanto ao futuro do Setor, a instituição apresentou sua projeção de 3% de aumento de produção no total de autoveículos (automóveis, leves, caminhões e ônibus) no ciclo 2016/17, bem mais otimista que os -15% do ciclo de 2015/16. A análise de Soldato é de que, em 2021, o Setor se encontre como era em 2007, vivenciando depois da crise, um modelo “estável”, mas nada extraordinário.

Durante o encontro, o grupo também expôs as expectativas com os programas do governo para o setor, como o ainda aguardado Renovação da Frota; e o Inovar-Auto, em vigência até 2017 e ainda sem deliberação de prorrogação. Programa sobre o qual os presentes lamentam ainda não ter beneficiado de maneira abrangente o Setor de Autopeças. Para Soldato, “é necessário localizar peças não só por exigência, e sim por competitividade”.

Encerrando o encontro, Benedicto Kubrusly, diretor do Sindipeças-PR enfatizou aos presentes, a necessidade de novas agendas de interação com a equipe econômica do Sindipeças, com o Instituto Sindipeças, bem como, aproximação com a Regional do Paraná e suas ações.

clique para ampliarJantar de encerramento - Sindipeças-PR (Foto: Sindipeças-PR)

O Sindipeças-PR é participante ativo em várias ações da Articulação do Setor Automotivo. Para mais informações sobre a Articulação Setorial e demais Grupos de Trabalho, clique aqui.

Para mais informações sobre a atuação do Sindipeças no Paraná, entre em contato com:

 

 

Janaina Moraes - Assistente de Diretoria
Fone: 41 3252 - 9594
sindippr@sindipecas.org.br

 

 

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube