Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Tesla estuda abertura de fábrica em Portugal

Publicado em 30/11/2016

Além de linha para montagem e veículos, empresa também pretende fabricar baterias de lítio no país

Fonte: Notícias automotivas

A Tesla Motors está mantendo conversas com o governo português, com intuito de construir sua primeira fábrica de fato na Europa. A planta terá processo de fabricação completo e será também acompanhada por uma Gigafactory, que providenciará as baterias de lítio.

A montadora americana pode ter duas ou até três fábricas na Europa, de acordo com Elon Musk. Portugal, por estar na região mediterrânica do continente, tem grande chance de obter a Gigafactory, por conta da radiação solar superior ao de outros países mais ao norte. A Espanha também é outro concorrente para ter uma fábrica da Tesla.

O governo português não adianta muitos detalhes das conversas, mas a atual administração do país está focando na obtenção de investimentos estrangeiros que, no caso da Tesla Motors, poderá chegar aos bilhões de euros.

Elon Musk precisa de uma fábrica na Europa para atender a demanda pelo Model 3, além dos demais modelos da Tesla Motors. A atual planta de Tilburg (foto acima), Holanda, apenas monta em CKD os componentes enviados de Fremont, Califórnia.

Portugal espera a geração de muitos empregos, diretos e indiretos, além da instalação de fornecedores da Tesla Motors. Por enquanto, nada foi definido oficialmente pela montadora americana.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube