Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Comitê Gestor do Setor Automotivo se reúne e é apresentado à Sala Prospectiva do Sistema Fiep

Publicado em 06/11/2016

O Painel de Crise do Setor Automotivo é um dos produtos oferecidos, além de sistema de Big Data com indicadores para diversos setores

O 14° encontro do Comitê Gestor do Setor Automotivo foi realizado em 19 de outubro, no Campus da Indústria - Sistema Fiep. O grupo reúne as lideranças das indústrias desta cadeia produtiva e outros instituições estratégicas. Constituído em 2008, o Comitê tem priorizado desde então, as principais demandas deste setor no estado do Paraná e guiado os trabalhos da Articulação do Setor Automotivo – Observatórios Sistema Fiep.

Com objetivo de monitorar o período de recessão econômica vivenciado nos últimos anos no país e utilizar indicadores como ferramenta estratégica nas tomadas de decisões, este Comitê trabalha em conjunto na construção de um painel de dados, denominado inicialmente de “Painel de Crise do Setor Automotivo”.

Neste encontro, estavam presentes empresas como Renault, Maringá Soldas, KYB Mando e thyssenkrupp. No primeiro semestre do ano, outras empresas do setor como Caterpillar, Volkswagen, DAF, Hubner e Renault também participaram de reuniões estratégicas para conhecimento e validação deste Painel.

Atualmente, os indicadores são referentes à classificação CNAE 29 (fabricação de veículos). Como deliberação deste encontro do Comitê Gestor, o próximo passo será a elaboração do painel de indicadores específico para autopeças, utilizando CNAEs deste segmento.

Para mais informações sobre a Articulação do Setor Automotivo e os próximos encontros dos demais Grupos de Trabalho, clique aqui.

Sala Prospectiva: espaço físico e virtual

A Sala Prospectiva, projeto realizado com apoio da Finep, se constitui de espaço físico e virtual: tem suporte para realização de reuniões executivas estratégicas de até 40 pessoas, com diferentes layouts e painéis de alta definição para visualização; o espaço virtual, por sua vez, chama a atenção pelo sistema de Big Data disponibilizado.

A plataforma é alimentada periodicamente com indicadores de bases oficiais, como por exemplo, MDIC, MEC, MTE, Plataforma Lattes, etc. Para painéis específicos como do Setor Automotivo, por exemplo, utiliza-se de bases como Anfavea, Sindipeças, Detran, entre outros. Em tempo real, busca-se indicadores de fácil visualização e apresentação, filtrando-se por temporalidade e localidade.

Para mais informações sobre a Sala Prospectiva e sua utilização, entrar em contato com:

Kleber Canuto
Observatórios Sistema FIEP
Tel: (41) 3271-7534

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube