Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Ministro Marcos Pereira destaca recorde de inscrições do Brasil Mais Produtivo no Paraná

Publicado em 02/11/2016

MDIC planeja lançar segunda fase do programa com aumento de vagas e foco em capacitação em eficiência energética

Fonte: MDIC

O ministro Marcos Pereira destacou, em 26 de outubro, o recorde de inscrições do Brasil Mais Produtivo no Paraná, 11º estado a receber o programa. Com alta adesão em todo o Brasil, o programa, que abriu três mil vagas no total, já registra 3.110 inscrições. No Paraná, onde estão previstas 200 consultorias, já há 233 empresas cadastradas. As inscrições são efetivadas após avaliação in loco, pelos técnicos das entidades parceiras, para verificar se preenchem os requisitos.

O Brasil Mais Produtivo, lançado pelo ministro Marcos Pereira em Curitiba, oferece consultoria personalizada a pequenas e médias indústrias com o objetivo de aumentar a produtividade e, em consequência, a inserção dos produtos brasileiros no mercado internacional.

Marcos Pereira afirmou aos empresários que participaram da solenidade de lançamento do programa, na Federação das Indústrias do estado do Paraná, que o programa está alinhado com a proposta de fortalecer o setor produtivo. "Não é função do governo gerar empregos. É o setor produtivo que gera, e, tenho dito, esse é o melhor programa social que existe", defende.

Em razão da grande procura, o MDIC já estuda a ampliação do número de vagas do Brasil Mais Produtivo. Além de atender a demanda, o ministério considera também atuar com foco na eficiência energética das indústrias, em uma segunda fase do programa. "Faremos um projeto piloto, com 50 empresas, para que, após a consolidação do programa, possamos lançar em nível nacional no próximo ano", afirmou o ministro.

O lançamento do programa permite o monitoramento da "Variável 05 - Governo: Política industrial para o setor", do estudo que orienta os trabalhos da Articulação do Setor Automotivo.

Produtividade

O Brasil Mais Produtivo é um programa de intervenções rápidas, com baixo custo, destinado a Indústrias de pequeno e médio porte (11 a 200 funcionários). A metodologia adota técnicas de manufatura enxuta, baseadas na redução dos sete tipos de desperdícios mais comuns que ocorrem no processo produtivo. Trata-se de uma consultoria individualizada, com duração de aproximadamente três meses.

Com isso, o resultado esperado é de uma redução de, pelo menos, 20% nos desperdícios verificados em todo o processo produtivo. "O Brasil Mais Produtivo tem tido experiência, em média, de aumento de 50% de produtividade nas empresas que recebem a consultoria. Mas há casos de quase 80%", destacou Marcos Pereira.

Para o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o programa é um reforço importante para que o setor produtivo se torne mais competitivo e alcance mercados. "Essa é uma tarefa muito difícil. É preciso que haja uma união de esforços para recuperar o tempo perdido e superar dificuldades internas", avalia.

Cultura exportadora

Ao final da solenidade, o ministro entregou o certificado de treinamento do programa Redeagentes, de capacitação de empresários em cultura de exportação, ao sócio-gerente da empresa Wever, Germano Paulo Bunn. Ele participou do milésima capacitação do programa, desenvolvido pelo MDIC, em parceria com instituições públicas e privadas. Por meio de cursos rápidos, difunde a cultura exportadora entre empresas de pequeno porte.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube