Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Scania lança sistema de gestão de frota no Brasil

Publicado em 01/11/2016

A Scania lança um novo sistema de gestão de frotas integrado de série em todos os veículos

Fonte: Automotive Business

A Scania está lançando no Brasil seu sistema de telemetria para gestão de frota, desenvolvido na Suécia e já utilizado em outros países do mundo. Denominado por aqui como serviços conectados, um módulo instalado no caminhão ou no ônibus coleta dados de rodagem e desempenho do veículo e os envia em tempo real (via GPRS) para uma central online que coleta estas informações e cujo acesso pode ser feito tanto pelo cliente quanto pela concessionária que prestará o serviço para o frotista.

“Não se trata só de um sistema de telemetria, mas uma solução completa, uma vez que há um uso inteligente dessas informações a partir dos dados do veículo, por meio de uma consultoria customizada oferecida pela rede de concessionárias”, explica o diretor comercial da Scania no Brasil, Roberto Barral.

Entre os objetivos da tecnologia estão a identificação de pontos que podem ser melhorados e que podem contribuir para a redução do custo por quilômetro rodado, como o estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível e intervalos de manutenção.

“Este lançamento representa a fase de transição da Scania por um transporte mais sustentável. Essa ferramenta pode ajudar ainda mais nos efeitos de menos consumo, menos paradas ou paradas mais adequadas, além do aumento da disponibilidade do veículo”, complementa Barral.

Caminhões e ônibus da marca fabricados a partir de maio deste ano já vêm com o módulo de fábrica, bastando apenas que o cliente autorize a ativação e o início do envio dos dados para a plataforma, por meio de contrato. Já os veículos fabricados entre 2012 e 2013 estão pré-preparados para receber o módulo, enquanto modelos anteriores devem passar por avaliação técnica para examinar a viabilidade e custos de adaptação.

O serviço está disponível em dois tipos de pacotes: o primeiro denominado Análise, que oferece a transmissão é gratuito e válido por 10 anos para os veículos que já têm o módulo instalado e ativado. Ele oferece o envio dos dados operacionais da frota conectada por meio de relatórios semanais e mensais que são recebidos por e-mail de forma automática. Neste caso, somente o operador tem acesso aos dados, sem a intervenção da consultoria da concessionária. Neste pacote, o operador terá acesso ao portal de gestão de frotas, que possibilita a leitura das informações para análise própria do gestor. É possível também neste pacote que o veículo envie o diagnóstico remoto de falhas para o Scania Assistance ou para qualquer uma das concessionárias da rede a fim de agilizar o atendimento na manutenção.

Já o segundo pacote Desempenho tem uma assinatura mensal de R$ 200,00 mensais por veículo e oferece, além do envio dos dados, uma consultoria customizada. Neste caso, as informações também chegam para a concessionária que atende o frotista, seja ele autônomo, pequeno, médio ou grande.

“A proposta é atuar em parceria com o cliente para prover as melhores soluções de acordo com a sua necessidade, visando menor consumo, redução de desgaste e todo o apoio necessário a partir da avaliação dos dados”, afirma Alex Barucco, gerente de conectividade da Scania no Brasil.

Segundo o executivo, há possibilidade técnica de instalação do módulo em veículos de outras marcas, mas ele orienta a analisar veículo a veículo. “Pode haver sim uma limitação técnica, principalmente nos modelos mais antigos, por isso é necessária a consulta individual, até para verificar se o veículo terá condições de enviar os dados mesmo que os equipamentos sejam corretamente instalados”, alerta.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube