Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Keiper fecha a produção no Paraná

Publicado em 09/08/2016

Com o encerramento das atividades, em São José dos Pinhais, 120 trabalhadores foram demitidos

Fonte: Gazeta do Povo

A multinacional alemã fabricante de autopeças envolvida em uma tensa disputa comercial com a Volkswagen, anunciou em 08 de agosto, a rescisão dos contratos. A unidade – que originalmente pertencia à Keiper, comprada pela Prevent em 2015 – produzia estruturas metálicas para bancos em um condomínio industrial nas proximidades do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. A produção foi deslocada para uma fábrica em Mauá, na Grande São Paulo.

Aberta em 2004, a fábrica paranaense tinha 7 mil metros quadrados e empregava 120 pessoas na data do fechamento. O quadro de pessoal encolheu nos últimos anos: em 2012, eram 280 funcionários.

Keiper

Segundo o advogado da Prevent, Cesar Hipólito Pereira, a companhia decidiu fechar a unidade paranaense e concentrar a produção em uma única fábrica para cortar custos. “A Volkswagen diminuiu volume de pedidos, que já não justificava a manutenção da fábrica”, disse.

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) diz que a Prevent comunicou o encerramento das atividades com antecedência e dispensou os trabalhadores em meados de junho, quando eles voltaram de um período de férias coletivas. A empresa pagou as verbas rescisórias e três meses de vale-mercado.

Os trabalhadores paranaenses, no entanto, não receberam o mesmo pacote de benefícios que os funcionários da Fameq, de São Paulo, que foi comprada – e fechada – pela Prevent no mês passado.

Surpreendida por uma mobilização de trabalhadores que flagraram a retirada de equipamentos da fábrica da Fameq, a Prevent aceitou pagar, além das verbas rescisórias, R$ 10 mil para cada um e cesta básica e assistência médica por 12 meses.

“Estamos verificando se existe a possibilidade de entrar com uma ação para favorecer os trabalhadores daqui também”, diz Cláudio Gramm, diretor do SMC.

Aquisições em série

Segundo Pereira, advogado da Prevent, as atividades da Fameq foram transferidas para Araçariguama, no interior de São Paulo, também para reduzir custos. Destacando que a Fameq passava por dificuldades financeiras, ele negou que a Prevent esteja comprando várias empresas a fim de monopolizar o fornecimento de determinadas peças automotivas.

De 2015 para cá, o conglomerado comprou 11 fábricas de seis empresas instaladas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná – além da Keiper e da Fameq, foram adquiridas Cavelagni, Mardel, Tower Automotive e TWB, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube