Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Investimento da Renault-Nissan na Argentina será de 800 milhões de dólares

Publicado em 02/08/2016

Serão produzidas três versões de pick-ups no país vizinho

Fonte: auto.monitor

A Aliança Renault-Nissan vai aprofundar o seu investimento no continente Sul-Americano com Carlos Ghosn, CEO daquele consorcio, a garantir hoje que o montante total a utilizar na Argentina até 2018 será de 800 milhões de dólares.

Em visita ao país, o principal responsável da aliança confirmou a intenção de reforçar o investimento em solo Argentino, onde se prepara para ter início a produção de uma nova pick-up para Nissan, Renault e, ainda, para a Daimler.

Esta nova linha representa um investimento de 600 milhões de dólares, naquilo que, notou Ghosn, será também a primeira vez que a Nissan vai produzir veículos na Argentina. Agora, a Renault Argentina anunciou que irá investir mais 100 milhões de dólares num novo modelo a ser produzido na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba. Este segue-se ao de igual valor – 100 milhões – anunciado em março de 2015 e que previa a produção dos Renault Sandero, Sandero Stepway e Logan naquela fábrica. Ou seja, no total, um valor em redor dos 800 milhões de dólares.

Ghosn encontrou-se com o recém-eleito presidente Mauricio Macri, sublinhando o seu empenho para com a Argentina e anunciando alguns dos planos previstos para aquele país no futuro próximo.

“A Aliança Renault-Nissan está profundamente comprometida com a Argentina e com os parceiros locais que se juntam a estes projetos ambiciosos. Enquanto terceiro maior mercado e centro de produção da nossa pick-up na América Latina, a Argentina é chave para o crescimento regional das nossas marcas”, referiu Ghosn.

A história de um investimento

Anunciado originalmente em abril de 2015, o investimento de 600 milhões de dólares na Argentina levou à assinatura de um acordo este mês com a província de Córdoba. Este projeto terá a capacidade de produzir 70.000 unidades por ano e gerar cerca de 1000 postos de trabalho diretos e 2000 indiretos, sendo estes relacionados com a cadeia de fornecimento local.

No total, serão produzidas três versões de pick-ups na Argentina: a Nissan NP 300 Frontier em 2018, a Renault Alaskan e a versão da Daimler com o símbolo da Mercedes-Benz no final da década.

Para o conseguir, os investimentos da Renault na Argentina vão melhorar o processo de produção e reafirmar a confiança da companhia neste mercado, sendo que a Renault espera alcançar o número 2 de vendas na Argentina ainda este ano e, com este novo investimento, pretende efetuar um ‘assalto’ à liderança a meio-termo.

Por outro lado, a Nissan anunciou a transformação local para subsidiária na verdadeira aceção da palavra e produtora com a nova NP 300 Frontier, tendo em setembro do ano passado adquirido as operações do importador local de forma a criar a sua primeira equipa subsidiária, agora integrada nas operações Globais e regionais da Nissan.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube