Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Abraciclo pede ajuda ao MDIC para exportar mais

Publicado em 19/07/2016

Fabricantes de motos querem melhor infraestrutura e revisão dos PPBs

Fonte: Automotive Business

Os representantes da Abraciclo procuraram o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) para aumentar as exportações de motos. A associação que reúne os fabricantes instalados em Manaus (AM) procura alternativas para ampliar os embarques em 8,5% neste ano e atingir US$ 200 milhões em vendas, com 75 mil unidades.

A reunião no MDIC ocorreu um dia depois de a Abraciclo realizar uma entrevista coletiva em que divulgou a projeção de 70 mil unidades para o mercado externo até o fim do ano (veja aqui). 

No MDIC, o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, defendeu o fortalecimento de pequenas e médias empresas de motopeças, melhoria de infraestrutura para escoamento da produção e revisão dos Processos Produtivos Básicos (PPBs), um conjunto de regras aplicado a quem produz em Manaus e diz respeito aos índices de nacionalização conforme a cilindrada e volume de produção.

Para estudar as medidas, o ministro Marcos Pereira determinou que a Abraciclo seja incluída no Grupo Técnico Permanente para o incremento da competitividade da Zona Franca de Manaus como plataforma de exportação (GT-ZFM). O Grupo foi criado em 2015 e é coordenado pela Secretaria-Executiva do MDIC.

O Brasil nunca foi um grande exportador de motocicletas. No melhor ano, 2005, o País enviou 184,6 mil unidades ao exterior. No primeiro semestre de 2016 os embarques totalizaram 31,1 mil unidades e registraram alta de 70,7% sobre o mesmo período do ano passado por causa da retomada nos negócios com a Argentina.

O país vizinho é o principal mercado externo para o setor de duas rodas, seguido pela Colômbia, Peru, Estados Unidos e Chile. O setor de duas rodas representa 16,5% do faturamento do Polo Industrial de Manaus e em abril empregava 14 mil trabalhadores, mas pode fechar até 2 mil vagas este ano (veja aqui).

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube