Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Paraná reforça interesse na parceria com fabricante russa de aviões

Publicado em 22/06/2016

A Agência Paraná Desenvolvimento desenvolve ações para atração de investimentos no setor automotivo e aeroespacial

Fonte: Agência Paraná Desenvolvimento 

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, e o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, participaram em 8 de junho, da cerimônia internacional de apresentação da aeronave MC-21, em Irkutsk, na Rússia. No ano passado, o Governo do Paraná assinou um acordo para implantar em Maringá unidades de fabricação de peças e partes de aeronaves e centros de operação para atender o Brasil e a América Latina.

A apresentação do novo modelo da Irkut foi feita pelo presidente da empresa, Oleg Demchenko, na planta industrial da companhia. O evento teve a presença do primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, de autoridades e empresas de diversos países e continentes ligados à aviação para detalhar informações sobre o novo modelo antes do primeiro vôo, previsto para início de 2017.

aeroespacial

Cida Borghetti representou o governador Beto Richa na cerimônia e reiterou o apoio do Governo do Paraná ao projeto da companhia russa no Estado. "São investimentos que vão estimular a inovação e a transferência de tecnologia com a formação de mão de obra qualificada e especializada. O Governo do Paraná dará o suporte necessário", afirmou a vice-governadora.

O presidente da APD, Adalberto Netto, salientou que a empresa russa está expandindo os negócios e a instalação de uma unidade no Brasil é estratégica para a entrada nos mercados da América do Sul. "É uma grande operação que irá gerar diferentes oportunidades para parceiros brasileiros, desde fabricação de peças, a logística, financiamento de aeronaves e treinamento de instrutores", detalhou. Adalberto salientou que desde 2015 a empresa russa está expandindo os contatos com as empresas de aviação no Brasil para a seleção e qualificação de fornecedores de suprimentos, produtos e serviços. "O Paraná foi escolhido como base para as operações da América Latina da Irkut. É importante lembrar que o MC-21 é um avião internacional fabricado na Rússia, possuindo fornecedores de várias partes do mundo incluindo Estados Unidos, Reino Unido, França, Canadá."

Maringá

O Estado definiu a cidade de Maringá e região como áreas para a implantação de um polo de aeronáutica e defesa e o Governo do Estado propôs uma lei específica de incentivos. Chamada de Paraná Aéreo, a lei garante benefícios diferenciados para empresas de projeto, engenharia, manutenção, peças e montadoras de aeronaves civis e militares.

O prefeito de Maringá, Roberto Pupin, também participou da cerimônia. A cidade reservou uma área de 40 alqueires, ao lado do aeroporto municipal, destinada exclusivamente para a instalação de empresas do setores de defesa e aeroespacial.

A APD desenvolve, em parceria com o município e outras organizações, um programa local de atração de investimentos focado no setor aeroespacial e defesa, com o foco na preparação do município e da região para a prospecção e atração de investimentos do setor aeroespacial e defesa (A&D) no estado.

MC-21

A nova aeronave irá competir no segmento de aeronaves comerciais médias, como Airbus A320 e Boeing 737. Os aviões têm capacidade para carregar de 150 a 212 passageiros.

Os testes de vôo estão previstos para dezembro de 2016 ou fevereiro de 2017 e a primeira entrega da aeronave a clientes para o final de 2018. A empresa afirma que já tem 175 encomendas confirmadas e mais de 100 em negociação.

A Irkut Corporation está entre os dez maiores fabricantes mundiais de aviões e tem 14 mil funcionários. A empresa é uma divisão do grupo United Aircraft Corporation (UAC), cujo faturamento em 2014 superou US$ 4,8 bilhões. 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube