Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Bosch inaugura Centro Educacional dentro da indústria para atender filhos de funcionários

Publicado em 29/02/2016

Sesi - PR fará a gestão educacional e nutricional do espaço

Fonte: Agencia Fiep

O Centro de Educação Infantil Kinderhaus foi inaugurado em 19 de fevereiro. O projeto é uma parceria entre a Bosch e o Sesi Paraná, que fará a gestão educacional e nutricional do espaço. A creche atenderá 100 crianças, de seis meses a cinco anos, filhos de trabalhadores da multinacional.

Edson Campagnolo, presidente do Sistema Fiep, destacou a experiência do Sesi na área educacional. “O Sesi trará sua expertise, ao mesmo tempo que aprenderá para aplicar o mesmo modelo em outras multinacionais. Ficamos sensibilizados com esse projeto”, falou. A abertura também teve a presença do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, do presidente regional da Diesel Systems/Bosch América Latina, Daniel Korioth, e do superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares.

“O Sesi está cumprindo com a sua missão institucional, que é atender a indústria dentro da indústria, uma necessidade pontual no que se refere ao desenvolvimento social e a responsabilidade social, aproximando os trabalhadores e seus familiares da empresa. O Sesi está fazendo toda essa articulação para aumentar o vínculo entre o trabalhador e a indústria”, destacou Fares. O Kinderhaus, segundo Fares, é um projeto piloto para um produto que pode chegar a outras indústrias e empresas. “Temos um belíssimo produto em mãos para oferecer ao mercado”, disse.

Daniel Korioth frisou o papel que o Centro Educacional terá na vida dos trabalhadores. “Kinderhaus, em alemão, significa ‘Casa da Criança’. Queremos mesmo que essa seja uma segunda casa para essas crianças, e educá-las para um futuro melhor”. Uma cápsula do tempo, localizada no pátio externo do espaço, também foi apresentada, e deverá ser aberta futuramente por algum funcionário da empresa que tenha estudado no Kinderhaus.

O gerente de Recursos Humanos da Bosch Curitiba, Duilo Damaso, conta que o Centro de Educação Infantil era um sonho da empresa. “Mas nós não temos experiência em educação, e por isso procuramos o Sesi para ser nosso parceiro, que é uma referência na área”. De acordo com Damaso, o que mais chamou a atenção da Bosch foi a metodologia inovadora do Sesi, trabalhada desde a educação infantil, que preza pelo trabalho em equipe e pelo desenvolvimento da autonomia do aluno. “O fato de ser uma educação voltada para o trabalho em equipe, foi um grande diferencial”, diz ele, que também destaca outros projetos do Sesi, como a parceria com a Lego Education.

O Projeto

O Centro de Educação Infantil Kinderhaus atenderá 100 crianças, dos seis meses aos cinco anos de idade. São oferecidas as seguintes turmas: berçário (6 meses a 1 ano), Maternal I (1 a 2 anos), Maternal II (2 a 3 anos), Pré I (3 a 4 anos) e Pré II (4 a 5 anos).  O ensino será bilíngue (português-inglês), a partir do Maternal II. A estrutura conta com cinco salas de aula, solário, biblioteca, brinquedoteca, sala de aula ao ar livre, playground externo, lactário e sala de amamentação, com funcionamento das 6h às 18 horas. A equipe será formada por nove professoras, 15 auxiliares, uma nutricionista, uma psicóloga e três merendeiras.

A coordenadora de educação do Kinderhaus, Juliana Neppel Soares, que é do Sesi, destaca que a proposta pedagógica valoriza os saberes das crianças. “E, a partir deles, projetamos novos conhecimentos. Por isso trabalhamos com oficinas de arte, modelagem e tecnológicas”.

Além disso, diz a coordenadora, o Centro de Educação Infantil priorizou as mulheres e as dificuldades no mercado de trabalho. “Quando as mulheres viram mães, às vezes, elas acabam saindo do seu ambiente de trabalho. Além da creche vir ao próprio encontro dessa necessidade da maternidade, ela também amplia o gênero feminino dentro da fábrica e retém talentos. Esse foi o principal objetivo do Kinderhaus”.

As colaboradoras tiveram preferência nas matrículas (realizadas em setembro do ano passado). Depois que todas as mulheres com filhos na faixa etária foram atendidas, as vagas foram abertas para colaboradores homens, por meio de sorteio.

Além das aulas regulares, há diversas atividades extras a partir do Maternal II, como horta, atividades de música, Programa Lego Zoom (ensino dos princípios tecnológicos), Escola de pais (encontros com a família em ambiente escolar), educação nutricional, entre outras. As refeições servidas no Kinderhaus serão realizadas em uma cozinha e refeitório próprios, com cardápio elaborado por uma nutricionista do Sesi.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube