Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Banco Volkswagen decide priorizar crédito a quem der entrada maior

Publicado em 25/01/2016

Mau desempenho do mercado automotivo brasileiro, inflação, juros e aumento do desemprego justificam iniciativa tomada pela instituição

Fonte: Revista Autoesporte

Pressionado pela queda de 26,5% sofrida pelo mercado automotivo em 2015, o Volkswagen Financial Services (VWFS) pode passar 2016 sem captar recursos no mercado brasileiro e deve reduzir os prazos de financiamento de seus clientes, dando prioridade àqueles que pagam à vista por um automóvel.

A inflação, os juros altos e o aumento do desemprego também contribuíram para que a instituição financeira, a maior ligada a uma montadora no país, tomasse essa decisão. Segundo Rafael Teixeira, diretor-executivo e financeiro do VWFS, a empresa está concentrando esforços nas operações que oferecem taxa zero e entrada de, pelo menos, 60% do valor do veículo, uma vez que o risco de inadimplência é menor nesses casos.

Em dezembro passado, o Volkswagen Financial Services, que engloba o Banco Volkswagen e os negócios de consórcios e seguros do grupo, conseguiu captar R$ 1 bilhão por meio de uma securitização de recebíveis, processo que consiste em agrupar títulos de crédito e dívidas e transformá-los em títulos negociáveis, disponíveis para investidores no mercado interno e externo.

Para Teixeira, esses recursos levantados em 2015 (R$ 1,5 bilhão no total) mais os CDBs (Certificado de Depósito Bancário) dão suporte às necessidades previstas para 2016. O executivo também afirmou que o cenário mais adverso tem levado o grupo a maiores volumes de renegociação de dívidas e provisionamento para perdas, mas que a rentabilidade deve seguir satisfatória mesmo assim.

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as vendas de veículos novos leves no país devem cair 7,3% em 2016, enquanto as de pesados devem recuar 13,9%.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube