Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Venda direto da fábrica reduz preço do carro zero em até 30%

Publicado em 04/01/2016

Alguns perfis de clientes têm a possibilidade de comprar com descontos generosos via intermédio das concessionárias

Fonte: Gazeta do Povo

O momento pode não parecer favorável para adquirir um carro novo, mas empresários, taxistas, produtores rurais e algumas categorias profissionais sempre têm um bom desconto garantido na compra de automóveis. Fechando negócio diretamente com as montadoras, na chamada venda direta, é possível pagar entre 2,5% e 30% a menos no valor do veículo.

Os descontos, assim como outras condições, são estabelecidos pelas montadoras e, em geral, variam de acordo com o modelo a ser adquirido e a categoria a ser atendida. Autoescolas, empresas com grandes frotas e locadoras de carros, em geral, recebem valores maiores no desconto.

“Para a Chevrolet, quem tem quatro carros no mesmo CNPJ é considerado frotista e possui uma tabela de desconto melhor”, explica o gerente de Venda Direta da Metrosul, Fábio Nabhan. Para taxistas, a redução de fábrica é somada à isenção de ICMS e IPI garantidas por lei, melhorando ainda mais os preços.

Outros fatores importantes são a produção e o estoque. “Num mês em que haja um estoque maior de Gol, pode ser que esse modelo tenha um desconto maior”, exemplifica o coordenador de frota da concessionária Servopa, Marco Rossi. Segundo ele, em dezembro, o desconto para o modelo Gol 1.0 Trendline era de 19% para empresários, custando em torno de R$ 32 mil.

A negociação especial também é vantagem para as montadoras. Além de representar, até novembro, 28,73% do total de vendas de veículos novos em 2015, o mercado para vendas diretas é considerado ‘certo’. “Mesmo quando cai o mercado na pessoa física, a pessoa jurídica continua a comprar, porque os carros deterioram e as empresas não podem parar”, explica o gerente de vendas diretas da Espaço Motors (Toyota), Jefferson Saito.

Para as concessionárias, que atuam como intermediário entre a fábrica e o cliente, a vantagem é a comissão recebida em cada venda.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube