Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Brasil e Paraguai devem fechar acordo automotivo em 2016

Publicado em 22/12/2015

Ministros pretendem concluir o entendimento até março; Paraguai é o único do Mercosul com o qual o Brasil não tem acordo no setor

Fonte: Estadão

Brasil e Paraguai estão concluindo as negociações para fechar um acordo de comércio do setor automotivo entre os dois países do Mercosul no primeiro trimestre de 2016.O anúncio foi feito neste domingo pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, e seu colega paraguaio, Gustavo Leite.

O Paraguai é o único dos países do Mercosul com o qual o Brasil não tem acordo no setor automotivo. No início deste mês, o Brasil assinou um acordo de livre comércio com o Uruguai, o primeiro desse tipo feito no Mercosul na área argentina. Com a Argentina, Colômbia e México, os acordos preveem a comercialização de veículos e peças com tarifas zero, mas limitada a diferentes tipos de acordo.

Ministros em da área econômica
            se reuniram na 49° Cúpula do Mercosul

"O acordo terá um grau de flexibilidade e de gradualismo tendo em vista as características do mercado paraguaio", explicou Monteiro, que prevê concluir o entendimento até março do ano que vem. O acordo em estudo não será de livre comércio. O setor automotivo não é contemplado pelas regras de livre comércio do Mercosul. As trocas são feitas a partir de acordos específicos. Segundo Monteiro, há expectativa de integração produtiva a partir desses acordos.

 "Nós celebramos a compreensão do governo brasileiro que o Paraguai tem um mercado diferente, com menor desenvolvimento. Vamos precisar de algum tempo, por isso é importante o gradualismo", disse Gustavo Leite. Monteiro disse que o Brasil vai renovar o acordo automotivo com a Argentina, que vence em junho de 2016. "Temos expectativa de que alguns ajustes serão introduzidos no acordo", sugerindo que o governo brasileiro espera ampliar as regras de troca. A Argentina é o maior importador de veículos do Brasil.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube