Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Funcionários aceitam que Volks entre no Plano de Proteção ao Emprego

Publicado em 04/11/2015

Empresa é a primeira do estado a ingressar no programa federal

Fonte: Portal G1

Os funcionários da fábrica da Volkswagen, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, decidiram aceitar a proposta da empresa para aderir ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), criado pelo governo federal para evitar demissões. Durante uma assembleia, em 19 de outubro, 90% dos funcionários foram a favor da medida.

Funcionários das demais fábricas da Volkswagen, em São Bernardo do Campo e Taubaté (SP) já tinham aceitado aderir ao PPE.

A Volkswagen será a primeira empresa do Paraná a entrar no programa, que vai reduzir a jornada de trabalho e os salários dos funcionários. Em troca da redução de custos com pessoal, a empresa se compromete a manter todos contratados. Durante a adesão ao programa, as demissões só podem ocorrer se forem por justa causa.

Os 3,4 mil funcionários da Volkswagen terão a carga horária reduzida de 40 horas semanais para 32 horas semanais. A redução nos salários será de 20%. O governo se compromete a cobrir metade da perda salarial dos metalúrgicos. A medida é válida por seis meses e pode ser renovada por igual período, apenas uma vez.

Para os funcionários que aprovaram a proposta, a medida significa um alívio temporário. Com um salário médio de R$ 4 mil, eles acreditam que manter os empregos foi a melhor decisão. “Foi a opção melhor que tínhamos no momento e vamos seguir em frente agora. Trabalho garantido”, diz o metalúrgico José Roberto de Lima.

Produção em queda

Segundo a Volkswagen, a produção de automóveis na planta paranaense caiu pela metade na comparação com 2013. Centenas de veículos ainda estão parados no pátio da montadora, esperando compradores.

Para o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, o acordo impediu que a Volkswagen demitisse cerca de 700 empregados. “Nós entendemos que esse é o momento de lutar pela preservação do emprego e o trabalhador estando empregado, no momento oportuno, aí sim, busca melhorias de salários aos trabalhadores”, acredita o secretário-geral do sindicato, Jamil D’Ávila.

O economista Luciano D’Agostini acredita que a aprovação do PPE pelos funcionários representou uma vitória para a categoria. “Foi uma vitória perante os executivos da montadora. Então, certamente, o emprego vai estar garantido num curto prazo”, avalia.

Em nota, a Volkswagen informou que recebeu de forma positiva a decisão dos funcionários. Segundo a empresa, a decisão vai trazer mais tranquilidade para todos.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube