Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Concessionárias BMW e MINI de Maringá ganham selo ambiental inédito

Publicado em 03/09/2015

Certificação é concedida pela primeira vez na América Latina

Fonte: Gazeta do Povo

As concessionárias BMW e MINI, de Maringá, são as primeiras lojas de automóveis da América Latina a conquistarem a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design, ou Liderança em Energia e Design Ambiental), na categoria Silver. É um dos mais importantes selos internacionais de certificação e orientação da construção civil, utilizado em mais de 140 países.

Para obter o prêmio as autorizadas, que pertencem ao Grupo Barigui, implementaram uma série de ações sustentáveis, como vagas especiais para veículos elétricos e híbridos, bicicletário e um sistema de captação de águas pluviais, que possibilita a redução do uso de água potável na lavagem dos carros.

Nos sanitários e vestiários, equipamentos eficientes reduzem a vazão de água e, consequentemente, seu consumo, o que propicia economia de até 40%. O uso de materiais que diminuem a absorção de calor nos ambientes internos da concessionária também é destaque: com isso, é possível diminuir a carga no projeto de ar-condicionado. A economia em energia elétrica chega a 12%. Também foi obtida uma redução na quantidade de lixo descartado.

O certificado foi concedido pela Organização não governamental americana U.S. Green Building Council (USGBC). São cinco os pontos atestados pelo Leed: espaço sustentável, eficiência do uso da água, eficiência elétrica, materiais e recursos e qualidade do ar interno.

“A sustentabilidade é uma temática importante no cenário mundial e nosso negócio caminha em linha com essa tendência. O cliente premium de hoje deseja encontrar um ambiente saudável dentro e fora da concessionária e o que fizemos na concessionária Barigui BMW e MINI foi incorporar esse discurso à prática“, celebra Toni Bordin, proprietário do Grupo Barigui.

Para Luiz Pallos, gerente Sênior de Desenvolvimento de Rede BMW Group Brasil, a inovação em processos amigáveis ao meio ambiente é uma das principais premissas do BMW Group e engloba desde a concepção de veículos mais sustentáveis aos processos produtivos e concessionárias que adotam essas práticas. “É motivo de muita satisfação sermos parceiros do Grupo Barigui nesse momento ímpar de reconhecimento”, afirma.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube