Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Terminal de Pontal: um porto sobre trilhos no Sul do país

Publicado em 07/07/2015

Novo terminal privado do Paraná terá aporte de R$ 1,5 bi

Fonte: Amanhã Comunicação

Com investimento de R$ 1,5 bilhão, o Terminal Portuário Porto Pontal contará com um pátio de 450 mil metros quadrados, o que constituirá a maior área para depósito de contêineres do país. De acordo com informações da companhia, a pedra fundamental será lançada no último trimestre deste ano. O empreendimento será equipado com o sistema RMG (rail mounted gantry), guindastes de pórtico montados sobre trilhos, tendência mundial por sua eficiência e segurança.

Para atender o Estado, que é o maior produtor e exportador de frangos do país, o novo porto terá 5 mil tomadas reefer, essencial para abrigar contêineres refrigerados. Para suprir a demanda e proporcionar mais competitividade à produção local e nacional, Porto Pontal irá ampliar em 55% a capacidade portuária do Paraná, que passaria de 45 para 70 milhões de toneladas. "Enquanto, nos últimos oito anos, Santa Catarina recebeu três novos terminais – em Navegantes, Itapoá e Imbituba – o Paraná permaneceu estagnado. O novo porto vem para tornar este cenário mais dinâmico e para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região", afirma Ricardo Bueno Salcedo, diretor do Pontal.

A primeira etapa da obra do Porto Pontal, com finalização prevista para o segundo semestre de 2017, envolverá a implantação de dois terços da estrutura total do terminal e possibilitar a movimentação de 700 mil TEUs (Twenty Foot Equivalent Unit - refere-se à Unidade Equivalente de Transporte, que possui um tamanho padrão de contêiner intermodal de 20 pés).

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube