Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

DAF tem intenção de ampliar a fábrica de caminhões em Ponta Grossa

Publicado em 07/07/2015

Empresa obteve, junto ao IAP, licença prévia para a ?Ampliação da unidade de fabricação de caminhões? e já solicitou a licença de instalação

Fonte: Jornal da Manhã

A DAF, multinacional do grupo Paccar, que possui uma unidade fabril em Ponta Grossa, irá ampliar sua planta no município. A empresa já obteve, junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a licença prévia (LP) para expandir sua fábrica na cidade, e agora requereu, junto ao órgão, a licença de instalação (LI). Atualmente a empresa monta apenas o extrapesado XF 105 em Ponta Grossa.

A súmula de requerimento traz a informação de que a licença será para a ‘ampliação da unidade de fabricação de caminhões’. Ela seria realizada terreno onde está instalada a fábrica atualmente, na Avenida Senador Flavio Carvalho Guimarães, 6000. De acordo com o IAP, o órgão tem seis meses para dar retorno ao empreendimento – mesmo que seja um ofício solicitando um estudo complementar. Segundo a assessoria de imprensa, geralmente quando a empresa solicita a licença de instalação para ampliar, ela já possui o projeto com mais detalhes da expansão. É somente após a liberação desta licença que a empresa poderá iniciar as obras.

O Jornal da Manhã entrou em contato com a DAF, mas a empresa não revelou mais informações sobre esse investimento. Cabe destacar, no entanto, que a empresa revelou, há cerca de um mês ao Jornal da Manhã, que realiza testes com um novo modelo no Brasil, o pesado ‘CF 85’. A intenção é lançá-lo no mercado ainda neste ano. Para que o modelo possa ser montado, adaptações já estão sendo realizadas na linha de montagem da empresa no município. Não será a construção de uma nova linha, mas uma adaptação da atual, que monta o XF 105.

Além do CF, a DAF também irá produzir em Ponta Grossa o modelo LF, que atende o segmento de leves e médios. Seguindo o cronograma da empresa no país, isso ocorrerá a partir de 2016.

Montadora lança nova motorização

A DAF está lançando no mercado brasileiro uma nova opção de motor para o extrapesado XF105. Trata-se do ‘Paccar MX375’ de 12,9 litros, com potência de 510 cavalos. O propulsor soma-se às duas versões disponíveis, de 410 cv e 460 cv, e também é oferecido nas configurações 6×2 e 6×4. As primeiras unidades do caminhão equipadas com a nova motorização já começaram a serem montadas na fábrica em Ponta Grossa. “Este lançamento torna o nosso portfólio de produtos ainda mais completo, atendendo às necessidades de movimentação de cargas dos clientes. O modelo também estreia no mercado brasileiro com índice de nacionalização que o classifica para a linha de crédito do BNDES Finame, uma opção aos planos de financiamento oferecidos pela DAF, em parceria com os maiores bancos comerciais do Brasil”, afirma Jorge Medina, Diretor de Vendas e Marketing da DAF Brasil. Futuramente a motorização estará disponível na versão Super Space Cab, com 2,10 metros de altura interna, uma das maiores do mercado.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube