Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Crise no setor automotivo não deve contaminar outros setores

Publicado em 26/05/2015

Análise foi feita pelo coordenador de MBA da Fundação Getúlio Vargas

Fonte: Exame

A crise que afeta a indústria automotiva não deverá contaminar outros setores além da própria cadeia de produção e venda. A avaliação é do coordenador acadêmico do MBA Gestão Estratégica de Empresas da Cadeia Automotiva (FGV), Antonio Jorge Martins. Segundo ele, as medidas restritivas adotadas pela área econômica do governo poderão afetar outros nichos.

Mas as dificuldades enfrentadas pela indústria automotiva, principalmente pelas maiores empresas do setor - que atualmente estão anunciando demissões e lay-off (quando o contrato de trabalho é suspenso temporariamente, mas o empregado continua recebendo o salário integralmente, pois a empresa complementa o valor recebido pelo seguro-desemprego) – não deverão gerar problemas em outros setores.

“Na minha percepção, não é a crise do setor automotivo que vai afetar outros setores, a não ser as próprias empresas da cadeia automotiva. Pode ser, sim, que outras medidas adotadas pela área econômica poderão afetar outros nichos, mas não os gerados pela cadeia automotiva”, disse.

Esta semana, os metalúrgicos de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, aprovaram, em assembleia, a proposta da General Motors (GM) de colocar 900 funcionários em lay-off . O mecanismo teve início em 18 de maio e valerá por cinco meses.

“O país se desacostumou um pouco a saber o que é crise. De qualquer forma, quando ela aconteceu, as empresas estavam em um ritmo se preparando para uma produção de algo em torno de quatro milhões de carros por ano”, ressaltou o professor.

“No momento em que acontece a crise, todo mundo tem que, eventualmente, se adaptar ao novo ritmo produtivo. Todo mundo está se fazendo uma série de ajustes no sentido de se procurar adequar uma certa realidade de produção, que deve se situar ao redor 2,8 milhões de carros por ano”, acrescentou.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC se reuniu hoje com representantes da Mercedes-Benz para tratar da intenção da empresa de demitir 500 trabalhadores.  Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 250 concessionárias de veículos automotores já fecharam as portas desde o início do ano. Segundo a entidade, o encerramento das atividades das concessionárias causou o desemprego de cerca de 12 mil trabalhadores.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube