Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

E Social: 61% das empresas não estão prontas

Publicado em 20/05/2015

Sistema experimental on-line do governo unifica prestações de contas

Fonte: Automotive Business

Cerca de 61% das empresas não estão preparadas para digitalizar suas informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias A declaração foi dada por Marcus Vinicius Gonçalves, do departamento de impostos, fusões e aquisições da consultoria KPMG, durante o III Fórum de RH na Indústria Automobilística. O eSocial, programa do governo criado em 2009 e que ainda está em caráter experimental, visa unificar em meios digitais a prestação de contas de empresas para a Receita Federal, Previdência e Ministério do Trabalho, seguindo exemplos como a declaração on-line do imposto de renda e da nota fiscal eletrônica.

Para Gonçalves, o fato de o governo já ter adiado mais de uma vez a publicação do cronograma oficial do programa indica que pode haver uma nova prorrogação de prazos. Por ora, o sistema opera em testes e é voluntário para empresas que já pretendem unificar seus dados trabalhistas ao novo sistema. “Em curto e médio prazo o eSocial vai dificultar muito a vida do RH das empresas, por causa da burocracia e adaptação às normas e especificidades técnicas de TI e organização interna. Os dois primeiros anos vão ser difíceis”, analisa o executivo.

Apesar de o RH ser responsável por 80% do processo de preenchimento das informações do eSocial, ele não é o único responsável pela implementação, já que outras áreas estão diretamente envolvidas, como tecnologia da informação, jurídico, financeiro e segurança do trabalho. “O problema de implementação do eSocial não está no TI e sim no processo. Se as informações trabalhistas não chegarem adequadas e com qualidade ao RH, haverá rupturas, já que a prestação de contas dura um período de 24h do sistema aberto”, explica Marcus Vinicius Gonçalves.

A princípio, as alterações devem ser reportadas no sistema imediatamente e as empresas terão de ajustar processos e cultura, a exemplo dos pedidos de férias, que deverão ser feitos com 30 dias de antecedência e sem divisão no período de gozo. As companhias terão de atualizar seus sistemas eletrônicos de armazenar e obter informações como admissão e demissão de funcionários, recolhimento de impostos trabalhistas, afastamentos médicos e folha de pagamento, entre outras, para alimentar o sistema on-line do governo.

Participe! Consultores especialistas do SESI irão debater o tema E Social com o Grupo de Discussão de Educação Corporativa.

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube