Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Argentinos querem mais peças chinesas e coreanas em seus carros para favorecer exportações

Publicado em 12/05/2015

O país sofre com a falta de dólares e quer baratear seus veículos

Fonte: Estadão

A fim de melhorar as exportações, o governo argentino está propondo alterações no acordo automotivo com o Brasil para exportar carros com maior percentual de peças de origem chinesa e coreana.

Atualmente, o acordo do Mercosul obriga que 60% de peças e componentes dos carros produzidos e comercializados entre os países membros sejam locais. No entanto, diante da falta de dólares, a Argentina quer poder utilizar mais itens estrangeiros para baratear os veículos.

No dia 8 de maio,  Brasil e Argentina começaram a primeira rodada de negociações para discutir o assunto em Brasília. Em junho, o acordo automotivo entre os dois países se encerra e a os argentinos querem alterar essa cláusula para a renovação, contrariando justamente sua política de defesa de conteúdo local para fortalecer a indústria nacional.

No entanto, o setor de autopeças deve se opor à ideia da Argentina e o governo brasileiro deve adiar qualquer decisão sobre o assunto para depois das eleições no país vizinho, que ocorrerão em outubro.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube