Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Após um mês em greve, operários da Chery retomam produção em Jacareí

Publicado em 12/05/2015

Decisão acontece após acordo entre montadora e sindicato no TRT

Fonte: Portal G1

Após um mês em greve, trabalhadores da montadora Chery, em Jacareí (SP), retornaram às atividades na unidade em 7 de maio. A volta ao trabalho foi aprovada em assembleia que apresentou o acordo firmado  entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos em 6 de abril no Tribunal Regional do Trabalho em Campinas (SP).

Entre os itens acordados na audiência estão o reajuste de 57% do piso salarial, elevado para R$ 1.850, além de redução da jornada de trabalho de 44 horas para 42 horas semanais e estabilidade de 90 dias aos trabalhadores depois do fim da greve, estendida aos lesionados. O acordo prevê ainda que os 20 dias de paralisação sejam compensados com 4 dias de trabalho.

A audiência de conciliação foi a terceira entre representantes da empresa e do sindicato. As duas partes avaliaram o resultado de forma positiva. A greve teve início em abril para pressionar a multinacional a conceder aumento salarial e cumprir o acordo coletivo, que equipararia os direitos dos trabalhadores da Chery aos dos funcionários de outras montadoras na região, como a General Motors.

A unidade da Chery em Jacareí possui 470 trabalhadores e produz o carro Celer nas versões hatch e sedan. Com investimento de US$ 530 milhões na construção das instalações no Brasil, a fábrica foi inaugurada em agosto do ano passado com a previsão de produzir 25 mil veículos para 2015.

Outras reivindicações

Além dos itens já aprovados nesta semana, a montadora e o sindicato ainda vão debater outras questões, como a criação de um plano de carreira e o fim da terceirização na fábrica.

A pauta, que inclui 30 itens, também vai ser julgada pelo Tribunal Regional do Trabalho. A reivindicação inclui também aumento linear dos salários, que estenderia o reajuste a todas as faixas salariais e não apenas aos 70% dos funcionários que recebem o piso. O julgamento ainda não tem data marcada.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube