Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Apple entrará para o mundo dos automóveis

Publicado em 18/02/2015

Apple Titan: Carro elétrico autônomo estaria em desenvolvimento

Fonte: Notícias Automotivas

Os amantes do iPhone e outros produtos da Apple devem comemorar. O icônico fabricante da Califórnia vai mesmo entrar no mundo dos automóveis, segundo a Reuters e WSJ. A empresa de Cupertino não declara nada oficialmente, mas seus movimentos indicam seguir nessa direção.

apple

Batizado de projeto “Titan”, o envolvimento direto da Apple no mercado automotivo aparentemente se daria apenas em desenvolver tecnologia para condução autônoma, tornando-a mera fornecedora das montadoras tradicionais.

No entanto, a Apple está jogando com mais cartas na mesa do que o normal. O projeto Titan não seria apenas o desenvolvimento de software para autônomos, mas um programa para criação de um carro elétrico autônomo da própria empresa. As placas indicativas para esta estrada aparecem a seguir.

A busca por engenheiros automotivos

A viagem da Apple em direção ao mercado automotivo vai muito além do Car Play. O fabricante de Cupertino, antes de tudo, está sendo estimulado pela Tesla Motors. Por quê? Ela é a primeira montadora americana a dar lucro e fazer sucesso desde a fundação da Chrysler.

E meio a um clube praticamente fechado (exceto por uma constelação chinesa focada em sua própria casa), a empresa de Elon Musk contrariou tudo e todos ao emplacar carros elétricos e caros em um mercado americano pós-apocalíptico.

Se a Tesla pode fazer o que faz, por que não a Apple? Outro incentivo para a marca é a entrada do Google na história dos autônomos. No entanto, o gigante de busca usa em parte tecnologia da Toyota e se aproveita da Roush para fazer seu pequeno carro autodirecional.

O Google deve fazer o mesmo que outros fabricantes, terceirizando componentes para ter um produto final. Já a Apple, quer ir além e oferecer um diferencial, o de fazer o projeto completo. Para isso, a empresa estaria recrutando engenheiros oriundos das montadoras e por uma boa remuneração: Até US$ 250.000 + 60% de aumento para quem decidir cruzar a fronteira com mais amigos a bordo. O objetivo seria ter 640 com experiência em carros.

E mais, no grupo dos engenheiros, a Apple desejaria muito aqueles que tenham experiência em desenvolvimento de baterias. Nesse caso, a lógica poderia ser não só para aumentar a autonomia do carro, mas também poderia servir para prolongar o funcionamento dos dispositivos móveis. Pode ser uma coisa ou outra. Ou mesmo as duas, ninguém sabe, por enquanto.

iCar

Mickey Drexler, membro do conselho da Apple, por fim, “sentencia”: “Steve Jobs, se ele estivesse vivo, ia projetar um iCar…”. Na visão de Drexler, carros precisam ter alguém com visão sobre design e Jonny Ive (designer britânico da Apple) não gosta do desenho dos carros americanos.

Mickey dá como exemplo Marc Newson, designer que já trabalhou em conceitos da Ford. Detalhe: Ele entrou na empresa em setembro de 2014. O próprio projeto Titan é liderado por Steve Zadesky, ex-engenheiro do fabricante de Dearborn, Michigan.

Outro indicativo de que a Apple quer ir além do desenvolvimento de software automotivo, é que a empresa teria em caixa recursos já direcionados para esse fim, sendo calculados entre US$ 2 bilhões e US$ 4 bilhões para serem gastos nos próximos sete a dez anos.

Para analistas de mercado, a empresa precisa injetar US$ 5 bilhões ou mais para ter uma marca específica para automóveis e criar toda a infraestrutura necessária para sua produção. Ela teria? Aparentemente até muito mais. Recentemente a Apple foi avaliada em mais de US$ 700 bilhões e certamente possui um caixa tanto grande quanto o da Volkswagen.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube