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Portos do Paraná investem R$ 21 milhões para modernizar sistema de iluminação

Publicado em 15/10/2014

Funcionamento ocorre de maneira ininterrupta durante dia e noite

Fonte: Agência de notícias do Paraná

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai investir, com recursos próprios, R$ 21,29 milhões para modernizar a iluminação dos dois terminais. Além disso, será implantada uma rede de dutos técnicos, para passagem de estruturas de rede (dados, fibra óptica). O contrato para a construção de infraestrutura de sistemas de iluminação e da rede de dutos já foi assinado e os trabalhos iniciam nos próximos dias. O prazo para execução é de 12 meses.

A revitalização da iluminação será feita com a troca dos atuais equipamentos por novos, de forma que o sistema atenda as especificações das Normas Técnicas vigentes. Serão utilizadas tecnologias mais modernas, como lâmpadas de LED, e tecnologias mais adequadas para atividade, como as lâmpadas de alta pressão a vapor metálico, que proporcionam melhor definição de cores nas áreas iluminadas.

DIA E NOITE

O sistema de iluminação dos portos não passava por uma requalificação desde 2002. A atividade portuária ocorre de forma ininterrupta, dia e noite, e é necessário um sistema de iluminação eficiente, que permita que as operações ocorram de forma segura 24 horas por dia. Com a obra, serão aprimorados os índices luminotécnicos de diferentes áreas do porto, com base nas normas da ABNT e IEC.

Além disso, todo o sistema de iluminação precisa ser compatível com a segurança das instalações, movimentação e armazenagem de diversos tipos de cargas, atendendo as normas internacionais de segurança (ISPS Code) e o Plano de Segurança Público Portuária (PSPP).

LIMITADA

O diretor de engenharia e manutenção da Appa, Paulinho Dalmaz, explica que atualmente a iluminação existente nas vias de acesso atende de forma limitada as condições de segurança para os transeuntes e não cobre todas as ruas existentes de maneira eficiente.

“Nas faixas portuárias de Paranaguá e Antonina, o pátio de triagem, pátio de veículos, estacionamento APPA, silo e arredores e píer de Inflamáveis, a iluminação é deficitária tanto com os aspectos de sua vida útil, quanto aos níveis de iluminação necessária para as atividades ali desenvolvidas”, diz Dalmaz.

DUTOS

 Além da iluminação, a obra vai permitir a construção de cerca de cinco quilômetros de rede de dutos técnicos, desde o início da faixa portuária até o pátio de veículos do Porto. A rede permitirá que sejam passados cabos de fibra óptica, rede de dados e todo o tipo de estrutura de redes.

Os novos sistemas de redes de dutos técnicos comportarão a ampliação dos sistemas de forma econômica e de fácil acesso para manutenção, estabelecendo melhores condições técnicas na execução de ampliações e manutenções de suas redes de energia, de voz, dados, imagem, monitoração e circuitos eletro eletrônicos. Confira abaixo as áreas que serão atendidas pela obra:

Sistema de Iluminação da Avenida Portuária

Sistema de Iluminação das Vias Urbanas da Região Portuária

Sistema de Iluminação do Pátio de Triagem de Paranaguá

Sistema de Iluminação do Pátio de Veículos de Paranaguá

Sistema de Iluminação em Porto de Antonina

Sistema de Iluminação em Faixa Portuária do Porto de Paranaguá

Sistema de Iluminação do Estacionamento APPA

Sistema de Iluminação Silo de 100.000T (SILÃO)

Sistema de Iluminação do Píer de Inflamáveis (TRANSPETRO)

MELHORIA TOTAL

A revitalização do sistema de iluminação em Paranaguá e Antonina faz da série de investimentos feitos nos dois portos paranaenses nos últimos quatro anos. O montante chega a R$ 511 milhões, só com recursos públicos.

São três campanhas de dragagem (restabeleceram a profundidade original do canal da Galheta, berços de atracação e acesso ao porto de Antonina). Também foram adquiridos quatro novos shiploaders, que garantirão um aumento de 30% na produtividade nas operações do corredor de exportação.

Além disso, foram adquiridas novas boias de sinalização marítima; recuperação do pavimento das vias de acesso urbanas ao porto e ajustes e melhorias no sistema Carga online, que acabaram de vez com as filas de caminhões.

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