Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Anfavea: produção de veículos cresce 13,7%, mas exportações despencam

Publicado em 06/10/2014

Crise na Argentina é fator direto

Fonte: Fábio Trindade para Carplace/UOL

Os números divulgados pela Anfavea em coletiva realizada em 6 de outubro, em São Paulo, mostram que a indústria automobilística aumentou o ritmo de produção, mas foi seriamente afetada pela crise e por novas restrições impostas pelo governo argentino.

Com 300.845 unidades, a produção de veículos no mês de setembro registrou crescimento de 13,7% em relação a agosto, quando foram produzidas 264.608 unidades, porém se comparado ao mesmo mês do ano passado (322.350 unidades), houve uma queda de 6,7%.

O volume de exportações segue em queda por conta do desempenho econômico, principalmente, do mercado argentino. No mês setembro foram exportadas 26.724 unidades (somando veículos leves, comerciais leves, caminhões e ônibus), valor que representa a expressiva queda de 41,2% em relação a setembro de 2013 quando o país exportou 45.441 unidades. De janeiro a setembro, o acumulado nas exportações é de 262.007 unidades, contra 425.948 do mesmo período de 2013.

A crise na Argentina, além de influenciar consideravelmente o volume de exportações, também reflete na manutenção dos empregos do setor. No mês de setembro, a indústria automobilística registrou uma leve queda de 0,8% no confronto com o mês anterior, totalizando 147.700 postos de trabalho. No entanto, a queda é de 6,6% se comparada com o mesmo período de 2013, quando o setor empregava 158.100 trabalhadores.

De acordo com o presidente da entidade, Luiz Moan, a Anfavea segue apostando na retomada do crescimento, com desempenho melhor do mercado no segundo semestre. Para Moan, há necessidade de mais estímulos na economia brasileira para ampliar o consumo interno. Enquanto os estímulos não chegam, as fabricantes equalizam o saldo de seus estoques com base na desaceleração da produção.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube