Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

BMW, Nissan e Renault ficam decepcionadas com incentivo para híbridos

Publicado em 04/10/2014

Elétricos são deixados de lado

Fonte: Notícias Automotivas

BMW, Nissan e Renault ficaram decepcionadas com o anúncio de incentivo fiscal para importação de carros híbridos movidos apenas pela força do motor a combustão. Ou seja, nem mesmo o plug-in entrou no pacote, que beneficiou diretamente as marcas Toyota e Lexus.

As três montadoras citadas no início apostam na introdução do carro elétrico no mercado nacional, sendo que a BMW lançou seu i3 poucos dias antes do anúncio da Camex. O compacto premium é considerado elétrico por ter recarga externa, apesar de utilizar um gerador a gasolina para ampliação do alcance. Preço? A partir de R$ 225.950!

Outra que lamenta é a Nissan, cujo elétrico Leaf já roda no país em frotas de táxis e policiamento urbano. A parceira Renault fornece seus modelos Zoe, Kangoo ZE para os Correios e empresas de energia elétrica, sendo que o Twizy é até montado em parceria com a Itaipu Binacional.

As três marcas se pronunciaram no simpósio “Carro Elétrico: veículo do futuro ou presente?”, realizado pela SAE Brasil. Para a BMW, não se trata de uma tecnologia de emissão zero beneficiada pelo governo, pois os plug-in foram excluídos. A Renault acha louvável a decisão, mas decepciona a não inclusão dos elétricos. Já a Nissan acredita que incentivos para o segmento dependerão agora do novo governo.

O governo aparentemente teme um impacto negativo no sistema elétrico nacional, mas estudos da Itaipu Binacional apontam que se toda a produção de veículos do Brasil (3,4 milhões) fosse 100% de carros elétricos, o consumo destes representaria apenas 3,3% do total.

Se apenas 10% fosse “EV”, então apenas 0,33% seria suficiente para um ano inteiro. Outra comparação é com o chuveiro elétrico, que puxa de 3 a 4 vezes mais energia que um carro plugado na tomada. O consumo do veículo é equivalente ao de um ar condicionado.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube