Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

BMW usa impressão 3D na prevenção de acidentes

Publicado em 09/07/2014

A fabricante desenvolveu um "dedo polegar" para apoiar trabalhadores das linhas de produção.

Parece que a BMW está entrando de vez na era da impressão 3D. A fabricante de automóveis alemã, a fim de melhorar o apoio aos trabalhadores das áreas de linha de produção, desenvolveu um “dedo polegar em 3D”, usado para diminuir o excesso de pressão sobre as articulações do polegar durante a realização de algumas tarefas na linha de montagem.

clique para ampliar>clique
            para ampliarOs dedos são modelados especificamente para cada funcionário. (Foto: BMW)

Com a ajuda do Departamento de Ergonomia da Universidade Técnica de Munique, ela criou vários “dedos flexíveis” que são produzidos de maneira personalizada para os trabalhadores de uma fábrica de Munique. Cada dedo é único e modelado para atender especificamente o polegar de cada funcionário.

Polegares reforçados

O aparelho ortopédico atua como uma espécie de tala para reforçar a articulação do polegar quando os trabalhadores da fábrica empurram os tampões de borracha nos carros. Eles são feitos de poliuretano termoplástico reforçado e aberto na articulação do polegar para o movimento, com hastes de bloqueio para quando o polegar é esticado, a fim de ajudar no esforço de emburrar a peça com o dedo.

A impressão em 3D neste caso envolve a digitalização de algo existente (a mão do trabalhador) a partir de todos os ângulos. Esse modelo tridimensional é recriado em camadas finas construídas em plástico ou metal.

A BMW já havia usado a impressão 3D para criar assentos para cadeiras de rodas personalizadas para a equipe paralímpica britânica nos jogos Paraolímpicos de Londres em 2012.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube