Publicado em 10/04/2014
Fonte: Joel Leite para UOL/ O Mundo em Movimento
As vendas de pneus para as montadoras caíram 15,6% nos dois primeiros meses do ano. O setor é um termômetro importante do mercado de carros: sem pneus o carro não sai da linha de montagem. Essa queda reflete, portanto, a queda de produção da indústria. Esses números, divulgados pela ANIP, a associação dos fabricantes de pneus, são referentes a carros de passeio.
Foram entregues às montadoras 1,794 milhões de unidades no primeiro bimestre do ano, contra 2,126 milhões no mesmo período do ano passado. A participação desse segmento na indústria pneumática caiu de 30,4% para 26,5%.
“O começo do ano não foi dos melhores para o setor de automóveis e o fornecimento de pneus acompanhou o momento menos positivo”, disse o presidente executivo da ANIP, Alberto Mayer, preocupado com a evolução do mercado.
Para o executivo, a indústria de pneus tem muito a contribuir com a indústria automobilística na busca pela redução do consumo de combustível, necessidade estabelecida pelo programa Inovar-Auto. Alberto Mayer disse que o pneu é importante para ajudar a indústria a obter os resultados desejados de consumo, “mas para isso é preciso criar uma nova geração de pneus, os chamados pneus verdes, que trazem significativo ganho ambiental”.
Quando o pneu permite maior arrasto do carro, o motorista precisa gastar menos energia (acelerar menos) pra rodar um trecho maior.
No segmento de carga e de veículos agrícolas, as vendas de pneus cresceram 6% este ano, mas, na média, houve queda de 6,4% no setor.
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