Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Pneu verde reduz consumo e ajuda o Inovar-Auto

Publicado em 10/04/2014

Setor vendeu 15,6% a menos, mas fabricantes vão investir para atender as exigências de redução de consumo e emissões.

Fonte: Joel Leite para UOL/ O Mundo em Movimento

As vendas de pneus para as montadoras caíram 15,6% nos dois primeiros meses do ano. O setor é um termômetro importante do mercado de carros: sem pneus o carro não sai da linha de montagem. Essa queda reflete, portanto, a queda de produção da indústria. Esses números, divulgados pela ANIP, a associação dos fabricantes de pneus, são referentes a carros de passeio.

Foram entregues às montadoras 1,794 milhões de unidades no primeiro bimestre do ano, contra 2,126 milhões no mesmo período do ano passado. A participação desse segmento na indústria pneumática caiu de 30,4% para 26,5%.

“O começo do ano não foi dos melhores para o setor de automóveis e o fornecimento de pneus acompanhou o momento menos positivo”, disse o presidente executivo da ANIP, Alberto Mayer, preocupado com a evolução do mercado.

Para o executivo, a indústria de pneus tem muito a contribuir com a indústria automobilística na busca pela redução do consumo de combustível, necessidade estabelecida pelo programa Inovar-Auto. Alberto Mayer disse que o pneu é importante para ajudar a indústria a obter os resultados desejados de consumo, “mas para isso é preciso criar uma nova geração de pneus, os chamados pneus verdes, que trazem significativo ganho ambiental”.

Quando o pneu permite maior arrasto do carro, o motorista precisa gastar menos energia (acelerar menos) pra rodar um trecho maior.

No segmento de carga e de veículos agrícolas, as vendas de pneus cresceram 6% este ano, mas, na média, houve queda de 6,4% no setor.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube