Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

TRT propõe acordo por benefício a demitidos da GM em São José

Publicado em 16/01/2014

Montadora e Sindicato dos Metalúrgicos se reuniram em Campinas (SP). Itens do pacto devem ser levados para assembleia com os trabalhadores.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas sugeriu nesta terça-feira (14) um acordo na audiência de conciliação entre a General Motors e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. O pacto, que atinge os 687 demitidos em dezembro pela montadora após o fechamento do MVA - uma das oito fábricas do complexo industrial da empresa no Vale do Paraíba - prevê benefícios como o pagamento de salários adicionais e assistência médica estendida. A proposta será submetida à assembleia.

A audiência é resultado da ação protocolada pelo sindicato na última semana com pedido de suspensão das demissões e de estabilidade de emprego para todos os trabalhadores da empresa. O encontro começou às 14h e seria uma tentativa do sindicato para tentar reverter as demissões. A empresa considera a situação irreversível.
A proposta do TRT prevê o pagamento dos mesmos benefícios aplicados aos funcionários da GM que aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) em setembro, o que inclui um adicional de um a cinco salários, que varia de acordo com o tempo de registro na empresa. A conciliação prevê ainda assistência médica por quatro meses após o término do aviso prévio e preferência em caso de recontratação.

Sobre os funcionários demitidos e que teriam estabilidade, como os casos de pré aposentadoria, a GM se comprometeu a readmitir ou indenizar os trabalhadores. O sindicato deve apresentar uma relação com os nomes dos funcionários demitidos que estão nessa situação. A entidade não sabe quantos trabalhadores estariam nessa situação.

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Antônio Ferreira de Barros, apesar do avanço, o pacto não pode ser considerado satisfatório. "Não houve um acordo, o que aconteceu é que o juiz do TRT fez a proposta e nós vamos levá-la aos trabalhadores. Sim, houve avanço, resultado das mobilizações, mas vamos continuar a luta pela anulação das demissões", disse ao G1. Representantes da GM e do Sindicato vão se reunir novamente no TRT na próxima quinta-feira (22).

A GM foi procurada e informou, por meio da assessoria de imprensa, que não vai comentar o teor da proposta feita pelo TRT. A montadora vai aguardar a decisão dos trabalhadores para avaliar se acata ou não a proposta. Caso as partes não cheguem a um acordo, o caso será decidido pela Justiça.

Desde julho de 2012, Sindicato dos Metalúrgicos e General Motors vêm travando uma discussão sobre o fechamento do MVA em São José. De acordo com o diretor de relações institucionais da GM, Luiz Moan, ao todo, 1.053 trabalhadores foram desligados da unidade em 2013 após redução no volume de produção e posterior fechamento da fábrica.

Na última quinta (9), a Prefeitura de São José dos Campos informou que se reuniu com a General Motors pedindo que a empresa reveja casos de demissões e que a montadora garanta o investimento de R$ 2,5 bilhões na cidade. Outros dois países disputam o aporte que será investido na produção de um novo modelo popular e deve gerar 2,5 mil empregos a partir de 2017.


Fonte: G1

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube