Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

BRIC deve liderar o crescimento do mercado mundial de veículos nos próximos dez anos, aponta estudo da KPMG

Publicado em 15/01/2014

43% dos respondentes acreditam que o Brasil ultrapassará a marca de um milhão de exportações entre os próximos três e cinco anos.

Os países emergentes, liderados por Brasil, Rússia, Índia e China deverão ser os propulsores do mercado automotivo nos próximos dez anos. De acordo com a 15ª Pesquisa Global da Indústria Automotiva, realizada pela KPMG International, 85% dos participantes afirmam que o maior crescimento deste segmento até 2025 acontecerá no BRIC. Além disso, sete em cada dez montadoras esperam que o aumento das vendas dos próximos cinco anos venha desses países.

"Como o BRIC aumentou sua participação no mercado global, os executivos do setor automotivo, tanto fabricantes como revendedores, devem se preparar para aproveitar o incrível potencial destas economias a longo prazo", afirma Charles Krieck, sócio-líder da prática de Indústria Automotiva da KPMG no Brasil
Força brasileira

Na pesquisa deste ano, os respondentes mostraram-se ainda mais otimistas em relação ao fato de os fabricantes do BRIC estarem aumentando o volume de exportação. Quarenta e três por cento dos participantes acreditam que o Brasil ultrapassará a marca de um milhão de exportações entre os próximos três e cinco anos; 38% dizem que essa marca será atingida entre seis e nove anos e 8% afirmam que em apenas dois anos o país exportará tal quantidade de automóveis.

Consumidores querem carros eficientes, duradouros e tecnológicos
Segundo 92% dos respondentes, a prioridade dos atuais compradores é um automóvel duradouro e que consuma pouco combustível. As mais recentes inovações no quesito segurança também continuam sendo um fator crítico para os consumidores, de acordo com 79% dos respondentes.

As preferências por tecnologias alternativas de combustível foram classificadas com menor importância. Contudo, ter um veículo que possua os recursos tecnológicos mais recentes é outra consideração importante feita pelos compradores.

O futuro das revendas de automóveis causa controvérsias entre os respondentes. Um pouco mais da metade (53%) acredita que os modelos tradicionais de revendas de automóveis não funcionarão no futuro, e espera-se que os varejistas on-line e os fornecedores multimarcas cresçam de forma significativa.

Para 71% dos participantes da pesquisa, a importância do modelo on-line para as vendas de automóveis aumentará já em 2014. Curiosamente, somente 60% dos comerciantes que participaram da pesquisa sentem que este caminho terá sucesso, sugerindo uma relutância em reconhecer que as vendas através da internet estão em alta.

O crescimento orgânico ultrapassou joint ventures e parcerias e tornou-se a estratégia de negócios preferida das montadoras. “Essa resposta significativa pode ser o resultado de desafios que estão sendo encontrados nas atuais parcerias, tais como integração eficaz e descobertas de sinergias”, afirma Krieck.

Espera-se que veículos plug-in gerem a maior demanda, em comparação a qualquer outro veículo elétrico. Sessenta e nove por cento dos respondentes consideram que veículos de células de combustível são essenciais para o crescimento do mercado automotivo.
Apesar dessa segurança, a maioria dos investimentos das montadoras continuará a ser na redução do tamanho do motor de combustão interna, o que poderá atrasar os avanços em veículos elétricos, de acordo com a pesquisa.

Apenas os países do BRIC estão mais focados nas diversas formas de mobilidade elétrica tais como veículos híbridos plug-in e veículos 100% eletrificados movidos à bateria.

Diante do crescimento da população mundial, os padrões de uso e de propriedade de veículos estão mudando, e soluções de mobilidade, como o compartilhamento do carro, estão tornando-se cada vez mais populares

"A crescente tendência de carros autônomos poderá causar um impacto positivo sobre o desenvolvimento das soluções de mobilidade, talvez eliminando a necessidade de ter um segundo carro”, analisa Krieck.
Aproximadamente metade dos respondentes sente que as soluções de mobilidade podem ser lucrativas ao longo dos próximos cinco anos.

A 15ª Pesquisa Global da Indústria Automotiva - Estratégias para um mercado em rápido desenvolvimento teve a participação de 200 executivos da indústria automotiva, incluindo montadoras, fornecedores, concessionárias, prestadores de serviços financeiros, empresas de aluguel e prestadores de serviços de mobilidade em 28 países. Quarenta e um por cento dos respondentes estão baseados na Europa, no Oriente Médio e na África, 35% na região Ásia-Pacífico e 25% na região das Américas. Todos os participantes representam empresas com receitas anuais maiores do que US$100 milhões e 39% trabalham para empresas com receitas acima de US$10 bilhões.

Para ter acesso ao estudo completo, visite

http://www.kpmg.com/Global/en/IssuesAndInsights/ArticlesPublications/global-automotive-executive-survey/Pages/Default.aspx

Fonte: Ligia Danielle, Portal Nacional de Seguros

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube