Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

GM vende as ações da PSA e abre espaço para a Dongfeng

Publicado em 16/12/2013

Empresas garantem que parceria continua para produtos, manufatura e compras

A General Motors anunciou a venda de toda sua participação acionária de 7% na PSA Peugeot Citroën, com a qual firmou parceria estratégica com troca de ações em março de 2012. Todos os quase 25 mil papéis em poder da GM foram vendidos em uma operação privada (sem leilão em bolsa de valores) para investidores institucionais, segundo informou a empresa em comunicado distribuído na quinta-feira, 12.

Contudo, as empresas garantem que estão mantidas as parcerias já acertadas, incluindo o desenvolvimento de veículos em conjunto. “Nossa participação acionária foi planejada para apoiar a PSA em seu esforço para levantar capital na época da criação da aliança entre GM e PSA, e esse apoio não é mais necessário”, afirmou em nota Steve Girsky, vice-presidente do conselho da General Motors.

“A aliança permanece forte com nosso foco em desenvolvimento conjunto de veículos, manufatura cruzada, compras e logística. Estamos fazendo progressos enquanto permanecemos abertos a novas oportunidades”, acrescentou Girsky.

Aparentemente, a venda deixa o caminho livre para uma possível associação acionária da PSA com a chinesa Dongfeng e o governo francês. Segundo informa a imprensa europeia, a companhia francesa teria aprovado um plano para vender essa participação aos dois novos sócios por preço 40% menor do que a cotação da ações da PSA no mercado.

Na mesma data, a PSA divulgou comunicado oficial anunciando avanços em sua parceria com a GM, informando que algumas partes do acordo foram alteradas “para simplificar a gestão da aliança”. Entre essas modificações, está a tolerância declarada da GM em relação à entrada de novos sócios na PSA, o que pelo acordo original resultaria no fim da parceria entre as duas companhias.

Ainda segundo a PSA, está confirmado o desenvolvimento conjunto com a GM de dois veículos baseados em plataformas da montadora francesa, um comercial leve compacto e um crossover médio. Os primeiros produtos da aliança deverão ser lançados no início de 2016. As empresas também confirmam o plano de manufatura cruzada: comerciais leves compactos de ambas as empresas serão fabricados em uma planta da GM em Zaragoza, Espanha, enquanto os novos crossover médios serão feitos pela Peugeot em Sochaux, a primeira e mais antiga fábrica em operação da PSA na França.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube