Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Brasileiro demora 30 minutos para ir ao trabalho e veículos alternativos se mostram cada vez mais necessários

Publicado em 19/11/2013

Motorizados, porém não poluentes e ainda uma solução para mobilidade urbana, os veículos elétricos são alternativa para centros urbanos.
clique para ampliar>clique para ampliarBicicleta Elétrica (Foto: Divulgação)

O IPEA apresentou no ultimo mês uma pesquisa que mostra que em média o brasileiro demora meia hora para se deslocar entre sua casa e o trabalho. Isso se dá devido ao aumento de automóveis por domicílio que pela primeira vez está presente em 54% das casas brasileiras. Esse número alarmante para o meio ambiente e para a mobilidade urbana exige das pessoas mais consciência e também soluções para o problema do trânsito que cada vez aumenta mais.

Muitas cidades atualmente já investem em cilofaixas e ciclovias para que o uso de transportes alternativos seja incentivado. Uma solução para aqueles que não querem usar automóveis, porém também não estão satisfeitos com a condição do transporte público, são os veículos elétricos. Cada vez mais populares no Brasil, são uma opção sustentável e também ótimos para atividades cotidianas.

Há no país hoje três tipos mais populares: a bicicleta elétrica, o skate elétrico e a patinete elétrica. “A vantagem dos veículos elétricos é que eles estão cada vez mais sendo desenvolvidos com tecnologia avançada, isso é, possuem fácil controle para pessoas de qualquer idade, estão mais seguros e de fácil abastecimento. Por exemplo, as bikes elétricas B.E.T. e as scooters elétricas – patinetes - da Two Dogs possuem bateria removível, que possibilita que a pessoa leve apenas a bateria para casa para recarga”, comenta Tairone Passos, diretor da Two Dogs, empresa especializada em veículos elétricos alternativos.

Os veículos elétricos duram cerca de duas horas com bateria completa e podem atingir até 40 KM/h. “Isso possibilita a pessoa fazer atividades cotidianas, como ir à academia, ao mercado e até ao trabalho de skate, de bike ou de scooter elétricos”. A scooter elétrica – patinete – ainda possui banco removível, que permite ir em pé ou sentado no caso de pessoas com mais idade. Todos os modelos possuem ainda controle de velocidade para o caso de ter crianças na família. O skate é controlado por controle wireless.

Segundo o diretor da Two Dogs, empresa referência no país em veículos sustentáveis, as vendas gerais no primeiro semestre de 2013 já superaram a expectativa de 30% prevista para o ano inteiro. Só no ano passado o crescimento geral das vendas da empresa que traz os produtos importado da China foi de 70% somando scooters, bikes e skates elétricos. Neste primeiro semestre as vendas foram 25% maiores de skate elétrico e 105% maior nas scooters – patinetes – elétricas, do que no mesmo período do ano passado.

clique para ampliar>clique para ampliarPatinete Eletrico (Foto: Divulgação)

“É um mercado em amplo crescimento. Pudemos percebemos ao longo desses anos trabalhando primeiro com o skate elétrico, depois com a scooter e agora com as bikes elétricas, que a demanda por veículos elétricos cresce de forma paralela ao de veículos como carros e motos. Isso acontece, pois os elétricos são usados para distâncias mais curtas e para atividades rotineiras”.

As scooter e as bicicletas elétricas se destacam por serem adequadas a pessoas de todas as idades e inclusive com tecnologia voltada à facilidade de manuseio. “A tecnologia e diminuição de peso das baterias têm ajudado muito para isso. Cada produto que trazemos conquista diferentes e variados públicos”, analisa Tairone.

Fonte: Redação Bem Paraná,

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube