Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Presidente do Sindipeças debate novas políticas industriais com empresários

Publicado em 13/11/2013

Paulo Butori apresentou panorama do setor de autopeças nesta segunda-feira (11), em Curitiba
clique para ampliar>clique para ampliarPresidentes da Fiep, Edson Campagnolo, e do Sindipeças, Paulo Butori. (Foto: Gilson Abreu)

O Sistema Fiep, por meio dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, em parceria com o Sindipeças Paraná, promoveu nesta segunda-feira (11), o 1º Autopeças Paraná SUMMIT. O evento, realizado em Curitiba, teve como objetivo sensibilizar os atores locais e potenciais investidores da cadeia de fornecedores do setor automotivo da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e discutir as políticas industriais do Inovar-Auto e Inovar-Autopeças, bem como o impacto dessas medidas na cadeia e na economia nacional.


Paulo Butori, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e da Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abipeças), apresentou o panorama atual do setor. Segundo o presidente, o faturamento de autopeças no Brasil deve chegar a aproximadamente R$ 84 bilhões este ano, porém o déficit da balança comercial deve atingir o patamar de US$ 9 bilhões. O presidente afirma que neste contexto, é necessário reestabelecer a competitividade e o papel do setor de autopeças. “Para isso, está sendo implementada a política industrial para setor de autopeças, a Inovar-Autopeças, baseada em três pilares: eliminar as distorções tributárias que reduzem a competitividade do setor, criar mecanismo eficaz de rastreabilidade de origem de peças no Inovar-Auto e fomentar o investimento em P&D e inovação dos fornecedores”, explica Butori.

O Inovar-Autopeças consiste num conjunto de medidas complementares ao Inovar-Auto, o regime automotivo das montadoras. Segundo Butori, o Inovar-Auto é um divisor de águas da indústria automotiva. “A política prioriza o conteúdo nacional, exige o cumprimento de etapas produtivas, preza por produtos inovadores e mais eficientes, entre outras tantas condições”, conta. “Mas o papel mais evidente do novo regime automotivo, aliado ao aumento do mercado consumidor, é o leque de oportunidades que abriu para a entrada de novos empreendimentos no País, trazendo investimentos de peso e significativos, agregando valor e motivando a ampliação da capacidade produtiva da cadeia automotiva”, completa o presidente.

O encontro promoveu, no Campus da Indústria, a troca de experiências entre os executivos das principais montadoras e empresas do setor de autopeças da região. O grupo da cadeia de fornecedores foi formado a partir da deliberação do Comitê Gestor do Setor Automotivo da Região Metropolitana de Curitiba, que é composto por atores estratégicos que se reúnem, desde 2008, com o objetivo de contribuir para a consolidação do setor automotivo da RMC, visando incrementar o desenvolvimento do setor e gerar novas oportunidades em âmbito mundial. Para isso buscam analisar e difundir as evoluções do setor, valorizar as competências adquiridas, induzir a interação entre atores e influenciar na proposição de ações e políticas públicas.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, participou do evento e ressaltou a importância de encontros como esse. “Nossa Federação é o espaço para discutir temas de interesse da indústria paranaense, contribuindo para o desenvolvimento industrial sustentável. Estamos conectados politicamente para alavancar e unir nossos sindicatos e empresários. É preciso trabalhar em conjunto, como estamos fazendo hoje, somando nossos esforços para incrementar a competitividade da indústria brasileira”, destacou Campagnolo.

O setor automotivo é o segundo mais importante do Estado, respondendo por 16% da receita líquida de vendas de toda a indústria paranaense. A cadeia é composta por 535 empresas e gera mais de 40 mil empregos. O Paraná é o terceiro principal complexo automotivo do país e, segundo informação do Anfavea, em 2012, foi responsável por 15,4% da produção brasileira de carros, caminhões e ônibus.

Fonte: Amanda Bachal - Agência de Notícias FIEP

veja mais fotos do evento: http://www.agenciafiep.com.br/galeria_fotos/1%C2%BA-autopecas-parana-summit/

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube