Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Produção brasileira de biodiesel cresceu 13% de janeiro a maio

Publicado em 04/07/2013

A produção brasileira de biodiesel somou 1,15 bilhão de litros de janeiro a maio deste ano, 13% mais que em igual intervalo de 2012 e um recorde para o período.

Conforme a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) com base em informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também houve um novo recorde mensal em abril, com a produção de 257 milhões de litros do biocombustível. A região Centro-Oeste continua líder na oferta, com quase 494 milhões de litros no acumulado do ano.

Na sequência aparecem as regiões Sul, com 381 milhões de litros, e Nordeste, com 134 milhões. Entre os Estados, o Rio Grande do Sul respondeu por 29% do volume produzido de janeiro a maio de 2013, seguido por Goiás (21%) e Mato Grosso (16%).

De acordo com a Abiove, o crescimento da produção brasileira de biodiesel acompanha a tendência de elevação no consumo de diesel do tipo B, resultado da mistura de 95% de diesel comum com 5% de biodiesel. De janeiro a maio de 2013, a demanda doméstica por diesel aumentou 6,7% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado.

O óleo de soja segue como a principal matéria-prima para a produção de biodiesel. De acordo com os dados disponíveis até o momento, de janeiro a abril a oleaginosa - carro-chefe do agronegócio nacional - foi a fonte de 71% do biocombustível fornecido, seguido pelo sebo bovino, com uma fatia de 20%.

No que diz respeito ao preço do litro, o valor pago vem em trajetória descendente, de acordo com a Abiove. O preço médio do litro negociado no 31ºº Leilão de Biodiesel ANP, cujos volumes serão entregues entre os meses de julho e agosto de 2013, foi de R$ 1,94, uma queda de 22% em relação ao mesmo período de 2012.

Independentemente dessa queda de preços, as empresas que produzem biodiesel no país continuam a pressionar o governo federal por uma elevação do percentual obrigatório de mistura de biodiesel no diesel para 7% ainda neste ano. Existe ampla capacidade ociosa para tal.

Fonte: Mariana Caetano - Valor Econômico

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube