Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Grupo de Articulação Setorial Faz Visita Técnica à Chocolates Garoto.

Publicado em 03/07/2013

Integrantes do Grupo de Discussão sobre Educação Corporativa - Comitê técnico de RH - participam de visita técnica e conhecem a experiência: A Garoto em sintonia com a diversidade.
clique para ampliar clique para ampliarGaroto (Foto: Divulgação)

A equipe técnica dos Observatórios SESI/SENAI/IEL - articulador do Grupo de Discussão sobre Educação Corporativa, Comitê técnico de RH - promoveu a pedido dos integrantes do grupo a 5ª visita técnica para benchmarking de boas práticas na gestão de pessoas. A visita realizada no dia 25/06/2013, última terça-feira, na Fábrica Chocolates Garoto - Vila Velha/Espírito Santo; complementa o esforço promovido pelo grupo de discussão com a finalidade de compartilhar experiências acerca do tema diversidade e em especial às atividades relacionadas com um efetivo programa de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O grupo contou com a representação das seguintes empresas: Positivo Informática (Gilza T.C. Migliorini), BRF (Gedna M. Rissi), Renault (Lilian Santos), Nissan (Andrea Ianni), Bunge Alimentos (Ana Paula Magalhães e Carla Weisz), SESI/PR – Gerência de Responsabilidade social (Regiane Ruivo Maturo), Caterpillar (Camila Ribeiro e Gabriela Comper), Sistema Fiep - Observatórios SESI/SENAI/IEL (Carla A. Fontana Simão).

No Espírito Santo o grupo foi recebido por representante da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES) que acompanhou a agenda de interação com a equipe Chocolates Garoto.

O programa de visita à fábrica foi organizado pelo Sr. Benedito Amador e Srª Fernanda Nogueira Camila Siqueira, ambos da gerência de Recursos Humanos e pela Srª Rita de Cássia (profissional que representou o grupo de pessoas com deficiência).

O programa intitulado “A Garoto em sintonia com a diversidade” encantou os integrantes do grupo, que agora subsidiado com informações e detalhes sobre medidas importantes e gradativas de acessibilidade em todos os contextos: comunicacional, metodológica e atitudinal; prossegue com a trajetória rumo ao aprendizado e o crescimento organizacional.

Durante a palestra de apresentação do programa, o Sr. Amador destaca que “a Chocolates Garoto é comprometida com a ética e com a valorização do ser humano”, complementa que todo o programa recebe apoio integral da equipe de liderança da empresa. Garante também que “não é simples, mas é muito possível”.

Entre as estratégias e ações de interação priorizadas pela empresa, está a contratação de uma profissional intérprete e tradutora de libras – Srª Fernanda Nogueira, que é responsável pela análise e implementação do plano de trabalho para a efetiva inclusão da pessoa com deficiência em uma planta industrial. Para ela é necessário estar preparado para “mudar a forma de ver e a metodologia de inserção, ou seja, evidenciar a potencialidade”.

Conheça mais em: https://www.garoto.com.br/

A experiência compartilhada nesta visita reforça o compromisso da indústria paranaense em acreditar na potencialidade e nos resultados que cada pessoa pode oferecer, e isto definitivamente independe de características físicas, étnicas, de gênero ou religiosas.

A discussão deste tema é prioridade deste grupo de articulação setorial, principalmente a partir da análise da variável 19 – mão-de-obra qualificada, priorizada no estudo Cenários da Indústria Automotiva: Região Metropolitana de Curitiba 2020 – página 155.

Fonte: Equipe técnica Observatórios SESI/SENAI/IEL
Fotos: SESI/PR – Gerência de Responsabilidade Social

clique para ampliar clique para ampliarVisita Garoto (Foto: Divulgação)
clique para ampliar clique para ampliarLibras (Foto: Divulgação)

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube