Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Biocombustíveis só terão sucesso com política pública

Publicado em 01/07/2013

Diretor do CBIE crê que combustíveis verdes devam complementar a demanda de petróleo

O futuro dos biocombustíveis passa necessariamente pela adoção de política pública para o setor. Para o diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura (CBIE), Adriano Pires, é preciso haver previsibilidade para o segmento atrair investidores. O executivo participou do painel “Cenários 2020: para onde caminham os biocombustíveis”, realizado no Ethanol Summit 2013, que vai até 28 de junho no hotel Grand Hyatt, em São Paulo (SP).

Segundo Pires, o governo brasileiro fez uma opção clara em favor dos combustíveis fósseis ao congelar o preço da gasolina em 2008, além de isentar o recolhimento da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico Combustível (Cide). “Isso representa a renúncia de R$ 22 bilhões desde 2008”, afirma.

Para o executivo, o exemplo norte-americano de adoção gradual de novos combustíveis seria o mais indicado para o mercado brasileiro. “Nos Estados Unidos há parceria entre as petroleiras e os produtores de bicombustível porque o produto se apresenta como complemento e não como competidor”, explica. O executivo informou que em 2020 a participação de biocombustíveis nos EUA será de 19%.

O ex-secretário de Comércio do governo dos Estados Unidos, Carlos Gutierrez, explicou como será adotado o gás de xisto em seu país: passo a passo. Gutierrez disse que não há existe infraestrutura de distribuição do novo combustível, o que limita sua utilização. “Haverá incentivo para a adoção no transporte público e de cargas de curta distância”, explicou.

Para o vice-presidente da Amyris, Joel Velasco, o mercado de biocombustível deve inspirar-se no de petróleo para buscar seu posicionamento. “Metade dos 160 litros de cada barril de petróleo vai para a gasolina. Precisamos pensar em outros mercados”, advertiu durante sua exposição no evento. No entanto, mesmo com as dificuldades de ausência de política de suporte para o setor, Velasco disse que o Brasil ainda é um bom destino para os investidores internacionais interessados em aplicar no desenvolvimento e produção de biocombustíveis.

Ele concorda com o diretor do CBIE sobre a necessidade de políticas públicas “que deem previsibilidade e ao mesmo tempo cobrem metas de produtividade dos investidores. Sem isso, o futuro do etanol fica comprometido", afirmou Pires.

Fonte: Portal Terra

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube