Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Etanol na gasolina norte-americana abre oportunidade para o Brasil

Publicado em 01/07/2013

Álcool de cana será a melhor opção de importação para os Estados Unidos

A presença mandatória de 10% de etanol na gasolina norte-americana abrirá, no longo prazo, oportunidades de exportação para o produto brasileiro. A avaliação é do professor e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, José Goldemberg, durante o painel “Brasil-Estados Unidos: oportunidades e obstáculos para a cooperação em biocombustíveis”, realizado durante o Ethanol Summit 2013, em São Paulo.

Goldemberg explica que há limitação para a expansão da área de cultivo de milho nos Estados Unidos, que hoje é de 14,5 milhões de hectares. Já no Brasil, a área de plantio de cana de açúcar, de 6 milhões de hectares, pode ser expandida. “Para atender a demanda de 57 bilhões de litros em 2015 os Estados Unidos terão de importar etanol e o Brasil é o produtor mais vantajoso”, afirmou.

O ex-ministro informou que, além dos Estados Unidos, outros 25 países adotaram a mesma medida de incluir 10% de etanol na mistura com a gasolina. O objetivo é baixar o nível de gases veiculares emitidos. “O etanol de cana é mais favorável para a redução de emissões do que o do milho”, explicou. Isso porque a cana é atualmente a fonte mais sustentável de etanol, produz 9,3 unidades de energia renovável para cada unidade de combustível fóssil gasto em seu ciclo de fabricação, enquanto para o milho essa relação é de apenas 1,4:1 e para a beterraba 2:1.

Com isso, o desempenho ambiental é amplamente favorável: o uso de etanol de cana nos carros reduz de 61% a 91% as emissões de gases de efeito estufa, reabsorvidos em boa parte pelas próprias plantações, enquanto para o concorrente derivado do milho a diminuição vai de 1% a 49%, dependendo das condições de operação.

O custo de produção do etanol brasileiro também é imbatível: cerca de US$ 50 por barril, quase o mesmo do petróleo retirado de águas profundas e US$ 10 mais barato do que o combustível de milho, segundo estudo da petrolífera britânica BP.

Fonte: Fernando Neves, para AB.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube