Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Renault e Nissan almejam a marca de 10 milhões de carros vendidos em 2016

Publicado em 27/06/2013

As duas montadoras planejam aumentar suas vendas no Brasil, México e China.

As montadoras NIssan Motor Co. e sua parceira francesa Renault S.A. tem como objetivo de aumentar as suas vendas globais chegando a 10 milhões de veículos no ano fiscal de 2016, segundo uma declaração do presidente Carlos Ghosn, que comanda as duas empresas em entrevista para o jornal The Nikkei nesta terça-feira.


Nissan e Renault concordaram em adquirir a montadora número um da Rússia, a AvtoVaz e no ano passado, o trio vendeu cerca de 8,1 milhões de unidades no total.
A Toyota Motor Corp pretende atingir as 10 milhões de vendas neste ano fiscal. A alemã Volkswagen AG e General Motors Co. dos Estados Unidos, cada empresa vendeu mais de 9 milhões de veículos no ano passado fiscal.


Ghosn explica a estratégia de três empresas para aumentar as vendas do grupo: expansão regional para cobrir mais os países emergentes e em outros mercados, o reforço da linha de veículos, incluindo carros de luxo e abertura de novos mercados com veículos elétricos e outras novas tecnologias.


Nissan planeja aumentar sua participação em mercados como China, México, Brasil e Tailândia, através da construção de fábricas locais e com outras medidas. A empresa está relançando o Datsun para vender em mercados emergentes como a Índia no início do próximo ano. E a marca de luxo Infiniti será lançado na América do Sul e África.
A intenção a médio prazo da montadora japonesa é conquistar uma cota de mercado global de 8% no ano fiscal de 2016, o último ano do plano de negócios.


A Renault vem sofrendo com vendas fracas recentes devido a uma queda em seu mercado doméstico europeu. Mas Ghosn disse que não está preocupado com a situação atual da empresa. A empresa vai fazer investir pesado na China, com o mercado já aberto graças a Nissan, e a cooperação no país vai ajudar a impulsionar as vendas da Renault lá, acrescentou.


Ghosn observou que uma aliança corporativa como a Nissan-Renault pode fornecer produtos que satisfaçam as diversas necessidades dos consumidores ao redor do mundo, dando-lhe uma vantagem sobre concorrentes como a rival Toyota, que tem uma única montadora em seu núcleo. Mas ele também apontou que é muito difícil de executar uma organização que adota várias culturas e que os riscos de gestão são inerentes a tal grupo.


Alguns argumentam que o maior desafio do grupo é a busca de um sucessor para Ghosn, que mantém a aliança multinacional funcionando perfeitamente. Ghosn disse que ele é responsável pela montagem de uma equipe de gestão que os acionistas vão aceitar quando chega a hora de ele deixar o cargo.

Fonte: International Press

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube