Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Comitê Gestor do Setor Automotivo da RMC realizou seu 10° encontro.

Publicado em 26/06/2013

O Comitê realizou no dia 20 de junho o seu 10° encontro; estiveram presentes os representantes das principais empresas ligadas à cadeia produtiva do setor no Paraná.
clique para ampliar clique
            para ampliarComitê Gestor (Foto: Divulgação)

O Comitê do Setor Automotivo da RMC realizou no dia 20 de junho o seu 10° encontro. Nesta reunião estiveram presentes os representantes das principais empresas ligadas à cadeia produtiva do setor no Paraná, como Renault, Igasa, Jtket, Volkswagen, Volvo, Treves. Participaram do encontro pela 1ª vez as empresas KYB Mando e Kabel. O 10° encontro também contou com a participação da Agência Curitiba de Desenvolvimento, de professores e do Reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, de pesquisadores e da Gerente dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, Marilia de Souza, além do Diretor do Sesi-PR, José Antonio Fares e do presidente do Sistema FIEP, Edson Luiz Campagnolo.

 Os trabalhos com o Comitê iniciaram em meados de 2008, com destaque para a produção do estudo: “Cenários da Indústria Automotiva: Região Metropolitana de Curitiba 2020”, finalizado no ano de 2010. A partir deste estudo algumas ações foram empreendidas com o objetivo de alavancar o setor na RMC: Estudos Setoriais e Prospectivos; Informativo Quinzenal (140 edições); Blog Setorial (996 posts); Comitê Técnico de RH e Monitoramento de Cenários.

 Os principais resultados destas iniciativas puderam ser apreciados durante a reunião com destaque ao monitoramento e às ações do Comitê Técnico de RH. Este Comitê foi constituído em 2010 para atuar em questões emergente sobre a mão-de-obra, variável priorizada pelos participantes. Dentre as ações empreendidas por este Comitê destacam-se: Curso de Gestão de pessoas para líderes de produção; Curso Pró-Gestão (Renault); Curso de Diversidade e Inclusão de PcD; Curso de Especialização em Engenharia Automotiva; Visitas de benchmarking sobre PcD e questões de gênero (Volvo, Kraft, Renault, Spaipa, Garoto); Pesquisa Mulheres em Cargos de Liderança; Estágio Inclusivo; Pós-Graduação em Motores de Combustão Orientada à Engenharia da Mobilidade e o Curso Relações de Gênero na Indústria.

A variável cadeia de suprimentos foi colocada em pauta, a partir da qual foi definida a formação do Comitê Técnico da Cadeia de Fornecedores do Setor Automotivo da RMC, que deverá se estruturar ainda no ano de 2013. Para as atividades do Comitê as empresas do setor automotivo deverão indicar um representante para atuar nas discussões sobre o adensamento da cadeia.

 Outro importante momento do encontro foi a apresentação do Curso de graduação em Engenharia Automotiva da UFPR, que terá sua primeira turma prevista para 2015. O desenho deste curso contou com a participação do Sistema Fiep e de empresas do setor automotivo inseridas no Comitê Gestor.

O próximo encontro do Comitê Gestor está previsto para o 2º semestre de 2013, quando será apresentada a atualização do monitoramento das variáveis e os desdobramentos das demais ações em curso.

 Fonte: Observatórios Sesi/Senai/IEL

clique para ampliar clique
            para ampliarComitê Gestor (Foto: Divulgação)
clique para ampliar clique
            para ampliarComitê Gestor (Foto: Divulgação)

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube