Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Bosch alcança marco zero de resíduos enviados a aterros

Publicado em 05/06/2013

A fábrica da Bosch em Curitiba atingiu o índice zero de depósito em aterros em 2012.

A fábrica da Bosch em Curitiba atingiu o índice zero de depósito em aterros em 2012. Cerca de 300 toneladas de resíduos produzidos pela unidade fabril são descartados por meio de processos sustentáveis como coprocessamento, reciclagem e a reutilização.

O conceito Descarga Zero foi implementado em todas as unidades fabris da Bosch na América Latina, em 2001, com o objetivo de reduzir o envio de resíduos para aterros, bem como a geração dos mesmos. Desde a implantação do conceito, os subprodutos passaram a ser tratados como fonte de energia a ser reutilizada no processo fabril. Atualmente, cerca de 93% de todos dos resíduos gerados nas unidades da Bosch na América Latina são reciclados ou recuperados, servindo de fonte de energia e matéria-prima, tanto para a Bosch quanto para outras empresas.

Em Curitiba, além de zerar o envio de resíduos para aterros sanitário e industrial, a Bosch contabiliza outros dados positivos como: redução de 3,4% da geração de resíduos frente aos dados de 2010; e o aumento de 17% da destinação dos resíduos gerados nos processos fabris à reciclagem.

O conceito Descarga Zero está fundamentado na responsabilidade socioambiental da Bosch, que prevê a multiplicação de conhecimentos e boas práticas junto ao meio universitário, associações de classes e comunidades, de modo que pode ser aplicado também em outras organizações. O programa Descarga Zero foi o ganhador da 20ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil.

Um exemplo de reutilização são os pallets de madeiras, provenientes de diferentes processos industriais da Bosch e que não podem ser mais utilizados, que são direcionados para aquecer as caldeiras na lavanderia Batel Sistemas de Higiene, em Almirante Tamandaré/PR.

Toda a madeira é coprocessada e transformada em cavacos (pequenos fragmentos) e o material ferroso, que é separado durante o processo de fabricação de cavaco, é vendido a uma metalúrgica de reciclagem. O valor recebido pelo material ferroso é destinado para manutenção e conservação do Sítio Bela Vista (110.000 m2 área de preservação permanente de propriedade da Batel Sistemas de Higiene).

Fonte: bosch.imprensa@br.bosch.com

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube