Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Recall: Toyota pede para não usar banco dianteiro do passageiro nos Corolla

Publicado em 15/04/2013

Unidades terão de fazer inspeção para saber se precisam trocar airbag. Nissan também convoca proprietários.

A Toyota respondeu de forma peculiar à notificação do Ministério da Justiça para revelar de forma imediata quais de seus carros vendidos no Brasil estariam envolvidos no megarecall de 3,39 milhões de veículos em todo o mundo com possível defeito no airbag fornecido pela Takata – incluindo também modelos de três outras marcas japonesas, Honda, Nissan e Mazda.

Em comunicado divulgado na sexta-feira, 12, a Toyota pede que os proprietários do sedã Corolla XEi e SEG, fabricados em Indaiatuba (SP) entre 2002 e 2003, não usem o banco dianteiro do passageiro até o próximo de 25 de abril, quando começa nas concessionárias da marca a campanha para inspecionar este airbag de cerca de 30 mil modelos.

A Toyota foi a primeira das quatro fabricantes a responder ao Ministério, mas só começará dentro de mais 13 dias a inspecionar os airbags com risco de deflagração com pressão inadequada, que em caso de colisão pode causar danos ao passageiro ao lado do motorista. Por isso, até o dia 25 de abril, a montadora pede que o assento não seja usado. Depois da inspeção inicial, caso seja constatado o defeito, o airbag será desativado e uma etiqueta avisando sobre isso será fixada no painel. Então o proprietário poderá esperar por até 60 dias para fazer a troca definitiva do airbag defeituoso.

A Toyota informou que os Corolla envolvidos foram fabricados de 31 de maio de 2002 a 6 de agosto de 2003, com numeração de chassi (últimos sete dígitos) que vai de 8500004 a 8530349. Para agendar o atendimento do veículo, os proprietários deverão entrar em contato com a rede de concessionárias Toyota, com endereços e telefones disponíveis no site www.toyota.com.br.

A Nissan também confirmou na sexta-feira o envolvimento no recall de 148 unidades dos modelos Frontier e Pathfinder produzidos no Japão entre 2001 e 2003 e vendidos no Brasil. A montadora vai iniciar mais rapidamente a campanha de verificação e possível correção, na próxima quinta-feira, 18.

Até o fim da tarde da sexta-feira, 12, a Honda ainda não tinha confirmado a convocação no mercado brasileiro dos modelos Civic 2001, 2002 e 2003 e CR-V 2002, que vão passar pelo mesmo recall do airbag nos Estados Unidos. Em comunicado na quinta-feira, a empresa informou que ainda estava “avaliando a situação das unidades comercializadas no Brasil e se pronunciará tão logo os levantamentos sejam finalizados”.

No momento a Mazda não mantém operação ativa no País, mas no fim dos anos 1990 e início dos 2000 vendeu carros importados da marca no Brasil que podem ter o mesmo problema no airbag, pois o fornecedor é o mesmo das outras marcas japonesas envolvidas.

Fonte: Redação, Automotive Business

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube