Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Ford mostra o New Fiesta brasileiro

Publicado em 25/03/2013

Modelo será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Ele terá opção de câmbio automatizado de dupla embreagem

A montadora, que nesta segunda realiza a cerimônia de inauguração oficial da produção, não deu os preços e nem detalhes das versões que serão feitas no país, mas adiantou que a versão top de linha terá câmbio Powershift de dupla embreagem automatizado, o mesmo utilizado no EcoSport (leia impressões). Até então, o New Fiesta só era vendido no Brasil com câmbio manual.

"Com a produção do New Fiesta em São Bernardo, a fábrica se equipará às melhores do mundo. O modelo traz várias tecnologias, como o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete airbags", disse Rogerio Golfarb, vice-presidente da montadora, se referindo a versão mais equipada do hatch.

Além disso, essa versão mais cara terá motor 1.6 Sigma (com duplo comando variável), sete airbags, freios ABS e sistema de interatividade Sync.

O New Fiesta brasileiro já tem o visual dareestilização apresentada há seis meses, no Salão de Paris, que o deixou em linha com a identidade global da empresa. Seguindo detalhes estéticos introduzidos no novo Fusion, o modelo ganhou grade na dianteira, em formato de hexágono, e os faróis também foram remodelados.
Sobre o Fiesta Rocam, geração anterior do hatch que ainda é vendida no Brasil, Golfarb garantiu que continuará na linha da empresa. A montadora já havia dito que, num primeiro momento, só o New Fiesta hatch será nacionalizado; a versão sedã deve continuar sendo trazida do México.A fábrica da Ford no ABC paulista já produz o Ka e a picape Courier, além de caminhões.

Os câmbios automatizados têm a mesma dinâmica do câmbio manual tradicional. No entanto, recebem a ajuda de uma embreagem automática e da centralina, dispositivo que trabalha o engate das marchas. Por isso, também não há pedal de embreagem e os comandos da alavanca são os mesmos de um câmbio automático sequencial. Na prática, o motorista tem todas as facilidades do câmbio automático, mas com preço e manutenção mais baratos. Em alguns modelos, a troca de marchas também podem ser feitas por meio de borboletas no volante.

No entanto, as transmissões automatizadas têm respostas mais lentas e os “trancos” são mais sentidos. Para reduzir isso, a opção atual das montadoras é a adoção da dupla embreagem, como no New Fiesta, embora essa tecnologia gere um custo adicional. Com ela, o desempenho fica mais parecido com o de um câmbio automático. Com tal recurso, é possível aplicar os câmbios automatizados em carros mais potentes sem perda do desempenho.

Fonte: Rafael Miotto, G1

clique para ampliar clique para ampliarFiesta (Foto: Divulgação)
clique para ampliar clique para ampliarFiesta (Foto: Divulgação)
clique para ampliar clique para ampliarFiesta (Foto: Divulgação)

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube