Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Aliança Renault-Nissan: recorde de vendas em 2012

Publicado em 05/02/2013

Empresas entregam 8,1 milhões de unidades em todo o mundo

A Aliança Renault-Nissan alcançou recorde de vendas em 2012 ao entregar 8,1 milhões de veículos em todo o mundo, 1% acima do registrado no ano anterior, informa a empresa em comunicado divulgado na segunda-feira, 4. O volume indica que a cada dez veículos vendidos no mundo em 2012, uma unidade pertenceu à uma das marcas da aliança, que inclui a Avtovaz, da Rússia, dona da Lada.

Do total vendido, 2,5 milhões de unidades são do Grupo Renault, volume 6,3% menor que o verificado em 2011. Enquanto as vendas caíram 18% na Europa, o grupo registrou avanço de 9,1% nos negócios realizados fora do Velho Continente, com destaque para o Brasil, Rússia e Argélia, cujos volumes somados representam 39,1% do total. Considerando os três mercados, o Brasil registrou o maior volume de vendas em 2012, de 241,5 mil unidades. O mercado brasileiro é o segundo maior da marca, perde apenas para a França. Em 2012 foi a primeira vez que o Grupo Renault, que engloba Dacia e Renault Samsung Motord, gerou mais da metade de suas vendas ou 50,2% fora da Europa.

Já a Nissan vendeu 4,9 milhões de veículos no ano passado, aumento de 5,8% sobre 2011, recorde para a marca, que apurou vendas acima de 1 milhão de unidades na China e nos Estados Unidos, os dois maiores mercados globais para a marca, respectivamente. O Brasil, com 104,7 mil unidades vendidas em 2012, responde pela 8º posição no ranking dos 10 maiores mercados da marca no mundo, atrás de Japão, México, Rússia, Tailândia e Reino Unido, nesta ordem.

A Avtovaz, com quem a Aliança Renault-Nissan mantém uma joint venture (leia aqui) entregou 610,8 mil veículos, queda de 5,5%, devido ao fim de um programa governamental de incentivos. Na Rússia, a cada três veículos vendidos, 1 é da aliança.

“2012 foi um ano desafiador devido ao declínio contínuo na Europa Ocidental e devido a tensões políticas na China, principal mercado da Nissan em todo o mundo. Graças à recuperação americana e forte demanda nos mercados emergentes mantivemos nossa participação e estamos muito bem posicionados nos mercados globais em crescimento”, disse o CEO da Aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn.

Entre as 8,1 milhões de unidades vendidas pela aliança, 43,8 mil são veículos elétricos, dos quais 26,9 mil unidades são do modelo Leaf.

Fonte: Redação Automotive Business

clique para ampliar clique para ampliarRenault (Foto: Divulgação)

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube