Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Audi negocia regras de conteúdo nacional para fabricar no Brasil

Publicado em 28/01/2013

A fabricante de carros de luxo Audi, do grupo Volkswagen, negocia com o governo a possível fabricação de automóveis no Brasil, mas depende de mudanças nas regras de exigência de 60% de conteúdo nacional

A fabricante de carros de luxo Audi, do grupo Volkswagen, negocia com o governo a possível fabricação de automóveis no Brasil, mas depende de mudanças nas regras de exigência de 60% de conteúdo nacional, informou o presidente do Conselho de Administração da empresa, Rupert Stadler, em conversa às margens do Fórum Econômico Mundial.

Ele se queixou da ausência de regras claras, por escrito, para a adoção do conteúdo nacional e da impossibilidade de cumprir requisitos de conteúdo nacional para automóveis com baixo volume de vendas no país.
“Quem sai prejudicado é o consumidor, obrigado a pagar bem mais caro”, argumentou.
Desde o lançamento do novo regime automotivo, com aumento do IPI em trinta pontos percentuais para carros importados sem conteúdo nacional, as vendas da Audi no Brasil caíram de quase 18 mil para um terço desse volume.

A Audi chegou a montar uma fábrica em Curitiba, nos anos 1990, na expectativa de vender cerca de 50 mil caros anuais; mas a crise financeira mundial, na época, reduziu drasticamente as vendas, para aproximadamente dez mil automóveis anuais, e a fábrica foi transferida para produção de automóveis da Volkswagen.

A Audi pode até aumentar a composição de partes e peças nacionais, usando, por exemplo, aço já usado pela Volkswagen em seus automóveis; mas a exigência de 60% em conteúdo nacional, que obrigaria a empresa a fabricar no país componentes de alto valor, como motores e transmissão, inviabiliza a construção de uma fábrica brasileira, disse o executivo. “Não consigo quem me forneça apenas três mil conjuntos de transmissão por ano”, exemplificou Stadler.

Na China, onde a empresa passou por longas e difíceis negociações, a Audi hoje vende hoje cerca de 400 mil automóveis, um volume mais de duas vezes superior ao das vendas nos Estados Unidos e que seria impossível de alcançar no mercado brasileiro, comparou.

A Audi tem, porém, forte interesse no Brasil, onde vê espaço para aumentar as vendas caso consiga negociar melhores condições para fabricação de seus carros, garante Stadler. A falta de regras claras para a fabricação, em um produto que costuma ter um ciclo de desenvolvimento de sete anos, torna essa decisão ainda mais difícil, queixou-se.

Não foi o único fabricante de automóveis a apontar problemas para fabricação no Brasil. Carlos Ghosn, da Renault, na véspera, em debate sobre os mercados emergentes, para mostrar a falta de competitividade da indústria no Brasil, comentou que o país exporta ferro para a Coreia, que fabrica aço e o exporta ao mercado brasileiro a preços mais baixos que os do concorrente nacional.

Fonte: Valor Econômico

clique para ampliar clique para ampliarAudi (Foto: Divulgação)

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube