Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Metalúrgicos da Bosch fazem protesto na Cidade Industrial

Publicado em 27/11/2012

Metalúrgicos da Bosch realizam nesta segunda-feira (26), na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), protestos contra a flexibilização nos benefícios e o que chamam de tratamento diferenciado aplicado pela empresa.

Metalúrgicos da Bosch realizam nesta segunda-feira (26), na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), protestos contra a flexibilização nos benefícios e o que chamam de tratamento diferenciado aplicado pela empresa. As manifestações acontecem durante as trocas de turnos (às 6h e 14h), em frente à fábrica.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), as ações, com duração de 1h, servem para colocar à tona o abismo entre duas realidades: a do chão de fábrica e a das chefias, gerentes e administrativos. O encaminhamento foi decidido em assembleia realizada na sede central do SMC, na manhã do ultimo sábado (24).

Para o presidente do sindicato, Sérgio Butka, os trabalhadores não podem dar um cheque em branco à Bosch para que ela continue "fazendo concessões a determinados setores". "Por isso vamos cobrar da empresa o fim deste tratamento diferenciado. Chega de pagar a conta para a mordomia de supervisores, gerentes e diretores da empresa", afirmou.

A mobilização teve início no dia 1º de novembro, quando os metalúrgicos autorizaram o SMC a iniciar as negociações salariais com a Bosch. Entre as reivindicações dos trabalhadores estão: aumento nos salários (3% de aumento real mais reposição da inflação) e abono de no mínimo R$ 3,5 mil mais correção salarial.

A unidade paranaense da Bosch, situada na CIC, produz bombas injetoras para sistemas a diesel e emprega cerca de 3,6 mil trabalhadores. A empresa possui mais três plantas no Brasil: duas em Campinas (SP) e uma em Aratu (BA). As unidades instaladas no país fabricam produtos para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e máquinas industriais, além de prestar serviços automotivos para montadoras.

A empresa enviou uma nota em que informa que está em negociação com a categoria. Confira a nota na íntegra:

A Bosch informa que apresentou hoje, 26 de novembro, uma contraproposta em relação aos termos apresentados pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos da Grande Curitiba.

A proposta da Bosch prevê reajuste de 7,5% referente ao INPC e aumento real, além de abono salarial no valor de R$ 3.500,00. Outro item que também foi apresentado foi a antecipação da PLR 2013 - Participação nos Lucros e Resultados - a qual a empresa propõe um aumento de 7,5% em relação ao valor pago em 2012 para o cumprimento de 100% das metas.

A proposta apresentada pela Bosch também prevê a flexibilização na jornada de trabalho para ser utilizada em momentos de crise, com a introdução de até 12 dias úteis de licença não remunerada, com desconto máximo de um dia por mês. A empresa esclarece ainda que a proposta de flexibilização apresentada é diferente da reivindicada pelo sindicato somente no que se refere à quantidade de dias (12 contra 10), e que esta se aplica a todos os cargos e níveis da empresa.

Mediante a não apresentação das propostas da empresa em assembleias pelo Sindicato, a Bosch está avaliando os próximos passos a serem dados sobre este tema.

A empresa esclarece que respeita a liberdade de manifestação de seus colaboradores e se mantém aberta ao diálogo com o sindicato, com o qual sempre manteve um diálogo aberto e construtivo. 

Fonte: Mariana Franco Ramos, Redação Bonde

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube