Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

19 fabricantes aderem à etiquetagem 2013

Publicado em 25/10/2012

Programa renovado do Inmetro mostra novo vigor no Salão de São Paulo

O Inmetro anuncia que mais dez fabricantes, entre elas quatro montadoras (Hyundai Brasil, Mitsubishi, Suzuki e Nissan) e seis importadoras (Jaguar, JAC, Land Rover, Porsche, Volvo e Venko Motors), confirmaram a participação no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular 2013, coordenado pelo Inmetro e de adesão voluntária. Agora há 19 marcas participantes. Na última edição eram nove: Citroën, Peugeot, Fiat, Ford, Honda, Renault, Toyota, Volkswagen e Kia.

Os modelos lançados no Salão do Automóvel, de 24 de outubro a 4 de novembro, em São Paulo, exibirão a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, a ENCE, afixada em seus vidros. O adesivo mostra a classificação dos modelos quanto à eficiência energética na sua categoria e traz informações como o consumo em quilômetros por litro de combustível na cidade e na estrada, e a emissão de CO2, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Para orientar os consumidores o Instituto também preparou um guia especial, que será distribuído no evento. O objetivo é estimular o consumidor a procurar a etiqueta para comparar veículos de uma mesma categoria, auxiliando a decisão de compra.

A exemplo do que ocorre com refrigeradores, aparelhos de ar condicionado, fogões e fornos a gás, televisores, lâmpadas e outros produtos, os veículos recebem etiqueta com faixas coloridas de "A" (mais eficiente) até "E" (menos eficiente).

Além do guia para os consumidores, o Inmetro terá o apoio de seus órgão delegados e superintendências nos Estados, os Institutos de Pesos e Medidas, a partir de 2013, para orientar o processo de etiquetagem dos veículos nas concessionárias.

Coordenado pelo Inmetro em parceria com o programa Conpet, da Petrobras, o PBE Veicular foi lançado em novembro de 2008, no Salão do Automóvel, em São Paulo, com cinco montadoras e 54 versões de veículos. Os veículos que atingirem a classificação máxima no PBEV (‘A') serão premiados com o Selo Conpet em 2013.

A tabela do quinto ciclo do PBEV, contemplando todos os modelos e respectivas classificações, estará disponível a partir de janeiro de 2013. É possível consultar e comparar os veículos etiquetados na página do Inmetro na internet, www.inmetro.gov.br/pbe, acessando o link "Tabelas de Eficiência" e abrir as tabelas referentes ao PBE Veicular. A consulta também pode ser feita em www.conpet.gov.br/consultacarros.

O Inmetro explica que um carro compacto, pertencente ao segmento dos veículos mais comercializados no Brasil, faz em média 12,6 km com um litro de gasolina, contra 10,9 km dos menos eficientes. Num percurso diário de 40 km, em um ano, a economia pode ultrapassar R$ 600 com a opção pelo veículo classe A na etiquetagem. Em cinco anos, o valor é superior a R$ 3 mil, o que representa de 6% a 8% do valor do próprio veículo.

Segundo ainda o Inmetro, o uso da etiqueta é compulsório para as montadoras que já entraram no programa e devem estar afixadas em um dos vidros do automóvel.

A Etiqueta de 2013 trará a informação sobre as emissões de CO2. Trata-se da uma inovação no 5ª edição do programa.

O novo regime automotivo, que valerá a partir de 2013, prevê desconto no IPI para as montadoras que atingirem metas de redução de consumo de combustível. Dos quatro critérios relacionados pelo Inovar-Auto, será necessário cumprir três, entre eles a adesão ao PBE Veicular.

Fonte: Automotive Business

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube